Obras literárias sempre foram combustível para o mundo cinematográfico e não apenas filmes foram produzidos a partir das páginas de livros - como já te contamos, tanto dos disponíveis na Netflix quanto daqueles para assistir no Prime Video. Os mundos mais incríveis e fantásticos do universo da literatura também inspiraram séries através dos anos.

É exatamente isso que vamos mostrar nesta lista que preparamos (com muito carinho) para você. Com obras entre 2007 e 2022, apresentamos algumas das inúmeras séries inspiradas por livros que estão disponíveis na Netflix. Aventura, suspense, história e romances preenchem as cenas dessas obras, que tratam de temas muito diferentes entre si. Que tal?

Séries inspiradas em livros disponíveis na Netflix

Algumas novidades, outras com várias temporadas e até clássicos entraram na lista, que conta com dez produções. Um repertório perfeito para quem ama livros e séries - e também para quem curte conhecer produções diferentes. Prepara a pipoca e confere a nossa lista!

Bom dia, Verônica

Verônica Torres (Tainá Müller) trabalha como escrivã na Delegacia de Homicídios de São Paulo e tem uma rotina bastante entediante. Após presenciar um suicídio, ela precisa lutar contra os traumas de seu passado e acaba tomando uma arriscada decisão: usar toda a sua habilidade investigativa para ajudar duas mulheres desconhecidas. A primeira é uma jovem que se vê enganada por um golpista na internet. Já a segunda, Janete (Camila Morgado), é a esposa submissa de Brandão (Eduardo Moscovis), um policial de alta patente que a maltrata e leva uma vida dupla.

» Bom dia, Verônica

Bom dia, Verônica

First Kill

Baseada em uma história curta da autora Victoria "V. E." Schwab, best-seller do New York Times, Primeira Morte apresenta uma clássica história de amor proibido cheia de reviravoltas. Juliette (Sarah Catherine Hook) é uma vampira adolescente e está na idade certa para fazer sua primeira vítima. Para que seja considerada parte da família de vampiros, ela planeja matar Calliope (Imani Lewis), uma garota nova na cidade. No entanto, ela se surpreende quando descobre que Calliope é uma caçadora de vampiros, fazendo parte de uma tradicional família de caçadores. Calliope, por sua vez, também precisará colocar suas habilidades à prova muito em breve. Assim que se conhecem, surge uma química inegável entre Calliope e Juliette. Quando a notícia se espalha, o romance não é bem recebido por nenhum dos lados e um plano começa a tomar forma. Logo, as meninas descobrem que aniquilar uma a outra não será uma tarefa fácil.

» Assista First Kill

Heartstopper

Baseada nos quadrinhos publicados na internet e que, posteriormente, se tornaram uma série de livros pela autora Alice Oseman, Heartstopper nos apresenta o romance vivido pelos jovens Charlie Spring e Nick Nelson. Charlie (Joe Locke) é um aluno muito dedicado, mas que tem sofrido bullying na escola de forma constante desde que se assumiu gay, o que resultou em uma personalidade bastante acanhada e insegura nos últimos tempos. Já Nick (Kit Connor), é super popular e querido por ser um excelente jogador de rugby. Quando os dois começam a sentar próximos todas as manhãs, eles desenvolvem uma amizade intensa e imprevisível, se aproximando mais a cada dia. Charlie logo percebe o que está sentindo por Nick, apesar de entender que se apaixonar por um amigo, ainda mais hétero, pode acabar sendo uma grande furada. No entanto, Nick também está em dúvida sobre como se sente a respeito de Charlie. Quem sabe talvez os dois garotos estejam prestes a descobrir que o amor pode funcionar de maneiras incríveis e surpreendentes.

» Heartstopper

De volta aos 15

Baseada no romance de 2013 de mesmo nome da escritora Bruna Vieira, a série segue Anita que está extremamente infeliz com o caminho que sua vida tomou. Cansada, ela encontra o primeiro blog que criou, aos 15 anos de idade. Desejando voltar para uma época em que tudo era mais fácil, a jovem adulta fecha os olhos e, ao abrí-los, tem seu desejo realizado, voltando no tempo para o período que tanto queria, porém, com sua mentalidade atual. De volta ao passado, Anita tenta consertar a vida das pessoas que ama, mas cada pequena mudança que faz, altera completamente o futuro e nem sempre de forma positiva.

» De volta aos 15

Guia Astrológico para Corações Partidos

A nova série italiana original da Netflix, acompanha Alice, uma jovem de 30 anos frustrada em sua vida pessoal e romântica. Depois que seu ex-namorado fica noivo, ela decide seguir os conselhos de um amigo e passa a consultar a astrologia para decidir seus próximos passos amorosos. Ao mesmo tempo, em seu emprego, um novo diretor criativo é contratado e ela acaba sentindo que talvez os dois sejam compatíveis para além da área profissional. A série é inspirada no livro homônimo de Silvia Zucca.

» Guia Astrológico para Corações Partidos

Maid

Maid, minissérie original da Netflix, acompanha Alex (Margaret Qualley), uma jovem mãe que consegue um emprego limpando casas para escapar de um relacionamento abusivo. Depois de sofrer diversas violências nas mãos do ex-namorado, Sean (Nick Robinson), ela decide fugir com a filha para qualquer outro lugar na expectativa de um construir um futuro melhor para as duas. Além de tudo, ela ainda precisa lidar com a mãe (Andie McDowell) que sofre de distúrbio bipolar e está desaparecida. No caminho, ela é acolhida em um abrigo para jovens vítimas de abuso e começa a trabalhar como empregada doméstica para guardar dinheiro e tentar encontrar um lugar para morar com a filha. Stephanie Land escreveu o livro autobiográfico que inspirou a trama, mostrando como foi viver na linha da pobreza lutando para criar a filha.

» Maid

Maid

Sombra e Ossos

Baseada no livro homônimo de Leigh Bardugo, Sombra e Ossos conta a história do Reino de Ravka, que, há milênios, se encontra dividido em dois por uma tenebrosa barreira. Nesse mundo não muito diferente da Rússia imperial, vive Alina Starkov (Jessie Mei Li), uma órfã que foi recrutada pelo Primeiro Exército do czar para acompanhar os Grishas, figuras mágicas responsáveis por combater as forças malignas. Para vencer a guerra contra o mal e unir seu país, a jovem vai aprender a controlar seus poderes e a confiar em si mesma.

» Sombra e Ossos

Sombra e Ossos

Virgin River (2019)

Quando a jovem Melinda Monroe recebe uma proposta de trabalho, decide se mudar de Los Angeles para a pequena cidade de Virgin River. Mas ela logo percebe que a vida nesse lugar remoto é mais difícil do que imagina. A série é baseada na série de livros de mesmo nome de Robyn Carr, publicada no Brasil pela Editora Harlequin.

» Virgin River

Virgin River

O preço da perfeição (2020)

A série acompanha os desafios enfrentados por dançarinos que moram longe da Archer School of Ballet, a única academia de elite de Chicago. Os alunos têm uma variedade de perfis e origens, mas todos compartilham o mesmo talento e paixão pela dança. O Preço da Perfeição é baseada no livro 'Tiny Pretty Things', de Sona Charaipotora e Dhonielle Clayton e foi publicado em 2015.

» O preço da perfeição

O preço da perfeição

Lupin (2021)

Baseada nos romances policiais de Maurice Leblanc, Lupin acompanha Assane Diop (Omar Sy), um homem que, 25 anos atrás, viu sua vida virar de cabeça para baixo com a morte de seu pai, então acusado injustamente de um crime. Agora, ele está em busca de vingança e, para isso, se inspira em Arsène Lupin, o famoso "ladrão de casaca" da literatura francesa. Conhecido como "Robin Hood da Belle Époque", Lupin se tornou um gênio do crime na Paris do início do século 20 - e Diop vai seguir seus passos nos dias de hoje.

» Lupin

Lupin

Bridgerton (2020)

Baseada no livro best-seller de Julia Quinn, Bridgerton mergulha no mundo sensual, luxuoso e competitivo da alta sociedade londrina do início do século 19. Na época, a família Bridgerton, composta por oito irmãos, se esforça para lidar com o mercado de casamentos, os bailes suntuosos de Mayfair e os palácios aristocráticos de Park Lane. Daphne Bridgerton (Phoebe Dynevor), a filha mais velha do respeitado clã, se encontra à procura de um marido adequado. Como seus pais, ela gostaria de se casar por amor, mas o irmão mais velho atrapalha seus planos e torna ainda mais difícil sua busca. Quando Daphne conhece o duque de Hastings (Regé-Jean Page), o solteiro mais requisitado da temporada, as faíscas brilham entre os dois. Não bastasse o fato de ambos agirem como se não estivessem interessados um pelo outro, um escândalo preparado por Lady Whistledown (na voz de Julie Andrews) faz com que o nome de Daphne seja manchado. Para se defender das calúnias, ela decide se aliar ao rebelde duque, colocando à prova os valores e as aparências da elite de Londres.

» Bridgerton

Bridgerton

Shadowhunters (2016)

A série Shadowhunters é baseada no grande universo dos Caçadores de Sombras, criado pela autora norte-americana Cassandra Clare. Na história Clary Fray acabou de se inscrever na Academia de Artes do Brooklyn. Em seu aniversário de 18 anos, ela descobriu que faz parte de um mundo completamente diferente, o dos caçadores de sombras, humanos nascidos com sangue de anjo que protegem o mundo dos humanos dos demônios. A série é baseada em uma coleção de livros, cujo a primeira obra é Cidade dos Ossos (Galera, 2007, 462 páginas).

» Shadowhunters

Shadowhunters

Riverdale (2017)

Riverdale é baseada nos personagens das histórias em quadrinho da Archie Comics, publicadas há mais de 70 anos. Na trama, a pequena e tranquila cidade de Riverdale fica de cabeça para baixo quando é atingida pela misteriosa morte de Jason Blossom, um garoto popular do ensino médio e membro da família mais poderosa da cidade.

» Riverdale

Riverdale

Valeria (2020)

Um dos mais recentes lançamentos da Netflix, a série Valeria é inspirada na obra de Elísabet Benavent, En los zapatos de Valeria (Suma, 2013, 480 páginas), que mais tarde se tornaria uma série de livros. A produção cinematográfica foi adaptada para a realidade tecnológica de 2020, mas segue com a mesma essência. A obra acompanha Valéria, Lola, Carmen e Nerea, quatro amigas perto dos 30 anos enfrentado dilemas amorosos e profissionais. Desde um casamento que parece naufragar a uma utopia de liberdade, elas precisam lidar com a tardia transição à vida adulta.

» Valeria

Valeria

The Witcher (2019)

Com uma pegada de série histórica e muita fantasia, The Witcher foi lançada em 2019 pela Netflix. O que nem todos sabem é que ela não só foi inspirada em um jogo de videogame, mas se originou nos livros, que também serviram de base para os games. A coleção de oito livros foi criada pelo escritor polonês Andrzej Sapkowski. O primeiro livro, O Último Desejo (318 páginas, na versão brasileira), foi publicado em 1993. Com duas temporadas, a série conta a história de um grupo de jovens com habilidades peculiares que encara a difícil missão de combater as criaturas mais perigosas do planeta Terra. Conhecidos como bruxos, cada membro desenvolveu muito cedo capacidades sobrenaturais a fim de encararem uma desafiante caçada aos monstros e manterem a humanidade em segurança.

» The Witcher

The Witcher

Bônus

Outlander (2014)

Um pouco mais antiga que as anteriores desta lista (mas nem um pouco menos impressionante), Outlander é baseada em uma série de romances históricos da autora americana Diana Gabaldon. O primeiro volume da série, Outlander - A Viajante do Tempo (Rocco, 2004, 736 páginas), foi escrito no final dos anos 80, e publicado originalmente em 1991. No total, são 10 livros publicados, que serviram de base para a adaptação disponível na Netflix. Outlander conta a história de Claire Randall, uma enfermeira em combate no ano de 1945. Ela é misteriosamente transportada através do tempo e mandada para 1743, e sua vida passa a correr riscos que ela desconhece. Ao se casar com Jamie Fraser, um cortês e nobre guerreiro escocês, ela vê um relacionamento apaixonado se acender, deixando o coração de Claire dividido entre dois homens completamente diferentes, em duas vidas que não podem ser conciliadas.

» Outlander

Outlander

The 100

Após o planeta ter sido destruído por uma guerra nuclear, os sobreviventes foram viver exilados em uma estação espacial. 97 anos depois, cem jovens dessa população são enviados à Terra em uma missão para descobrir se ela está novamente habitável. A série é baseada no livro homônimo "The 100" (2013), o primeiro da série literária de Kass Morgan.

» The 100

The 100