Tivemos a oportunidade de testar o monitor Athen C27M da Pichau, voltado ao público gamer competitivo. 165hz, 27 polegadas, FULL HD. É uma versão curva com refresh rate maior do Cepheus F27M, que já passou por nossas mãos, confira a review dele aqui.

Experiência com monitor 165hz

Esse monitor é de 27 polegadas, bem grande, porém, eu estou acostumado a jogar numa TV de 40 polegadas. Aí é onde entra um dos primeiros pontos positivos para o monitor da Pichau - eu não senti diferença de tamanho quando comecei a usá-lo! Apesar de normalmente jogar numa tela muito maior que esse monitor, ela não me pareceu menor, provavelmente pelo fato de ser curvo e ter moldura fina: aparenta ser ainda maior do que realmente é. Jogar em telas exageradamente grandes é uma preferência pessoal minha, e devo dizer que 27 polegadas num monitor curvo parece ser o "sweet spot" perfeito.

  • Tela: VA
  • Tamanho: 27 Polegadas
  • Resolução: FULLHD (1920x1080)
  • Frequência: 165Hz
  • Tempo de resposta: MPRT 1ms
  • Sync: FreeSync
  • Contraste: 3000:1
  • Conectividade: 1 DisplayPort 1.2 e 2 HDMI 1.4
  • Dimensões: 616 x 96,2 x 511.9 mm
  • VESA: 75x75

Pichau ATHEN C27M - Veja aqui a ficha técnica completa

    Construção Externa

    O design do monitor me agrada bastante. Apesar de ser plástico, é um cinza fosco bem elegante, preferível ao black piano ainda utilizado em alguns monitores - material que aparenta estar sempre sujo e empoeirado. Um dos principais pontos positivos para o Athen é a base que acompanha o monitor: sólida, feita de aço e com altura regulável, similar a base do monitor Cepheus F27M também da Pichau, que analisamos anteriormente.

    A qualidade de construção da estrutura não deixa a desejar
    A qualidade de construção da estrutura não deixa a desejar
    A base é simples e sólida - possui ajuste de altura e inclinação vertical.
    A base é simples e sólida | Possui ajuste de altura e inclinação vertical.

    Os conectores encontram-se escondidos na parte de baixo do monitor, atrás de uma peça plástica removível. A mudança de cabos é um processo bem inconveniente. Não vai afetar tanto o usuário médio (que simplesmente vai configurar seus cabos uma vez e pronto), mas para entusiastas que ficam trocando o tempo todo de monitor, eu recomendaria tirar a peça e esquece-lá pra sempre.

    Parte inferior do monitor | Podemos ver as duas entradas HDMI e uma Displayport.
    Parte inferior do monitor | Podemos ver as duas entradas HDMI e uma Displayport.

    O monitor possui um LED vermelho traseiro que é praticamente imperceptível
    O monitor possui um LED vermelho traseiro que é praticamente imperceptível

    Configurando o monitor

    No quesito menu de configurações, um ponto negativo complementa o outro. Eu diria que a navegação é ruim, com botões vindos diretos dos anos 2000, porém, mal temos opções para configurar. Tirando o brilho, contraste e Freesync, nada desse menu interessa. É frustrante um monitor desse preço vir acompanhado de um software pré-histórico como esse.

    Navegação péssima e poucas opções
    Navegação péssima e poucas opções
    Parte inferior do monitor - A direita é visível os botões de configuração do menu
    Parte inferior do monitor | Na direita é visível os botões de configuração do menu

    Já que a entrada HDMI é limitada a 120hz, para utilizar o potencial completo do monitor é necessário um cabo Display Port (vem junto na caixa).

    Qualidade de imagem

    Apesar de ser um monitor sem HDR e que não promete a "imagem mais nítida que você já viu", eu diria que ele não deixa a desejar. O brilho pode ser configurado a níveis absurdos e a nitidez da imagem é satisfatória. O fato dele ser curvo é interessante, mas eu pessoalmente tenho dificuldades em notar grandes diferenças, principalmente após utilizá-lo por bastante tempo. Creio que num setup que utilize diversos monitores a experiência deve ser mais imersiva.

    A imagem é boa e nítida para um monitor 1920x1080p
    A imagem é boa e nítida para um monitor de resolução 1920x1080
    A curvatura do ATHEN C27M é bem significativa
    A curvatura do Athen C27M é bem significativa

    Performance

    A promessa desse monitor é performance custo benefício, e ele cumpre o que promete, entrega 120hz utilizando cabo HDMI, 144hz e 165hz com cabo Displayport. Os jogos realmente ficam bem mais fluídos nessas taxas mais altas, mas o Athen C27M não é perfeito, vejá só:

    Ghosting/Fringing:

    O nosso teste de ghosting é feito através de fotos com uma Canon T5 com 1/160sec de shutter speed. Enquanto menos ghosting o monitor tiver, mais estático aparecerão os alienigenas, como num print screen, assim:

    Este é o melhor resultado teórico do teste
    Este é o melhor resultado teórico do teste

    Obviamente, nenhum monitor é perfeito, então cabe a nos avaliarmos os testes com base no quão próximo eles alcançam o resultado da imagem acima.

    Dê uma olhada em como o monitor se saiu:

    Athen C-27M - UFO Test 60hz
    Athen C-27M - UFO Test 60hz
    Athen C-27M - UFO Test 120hz
    Athen C-27M - UFO Test 120hz
    teste
    Athen C-27M - UFO Test 144hz
    Athen C-27M - UFO Test 165hz
    Athen C-27M - UFO Test 165hz

    É nessa parte que encontramos o maior ponto negativo do monitor: ghosting. O Athen C27M é provavelmente o monitor com o ghosting mais intenso que já passou aqui por nossos testes. Abordaremos as implicações desse problema no final na conclusão da review.

    Tempo de resposta

    Apesar de não termos ferramentas para medir o tempo de resposta, não consegui notar quaisquer atrasos de input durante as jogatinas. Ele aparenta realmente entregar o 1ms de tempo de resposta que promete.

    Conclusão

    Se você não se importa com o efeito de motion blur causado pelo ghosting, o Athen C27M vai lhe servir bem. Mas não tem escapatória, o ghosting está presente em todas as taxas de atualização.

    Faça a pergunta a sí mesmo. O que é melhor: um monitor 60hz sem ghosting ou um de 165hz ghostado ao extremo? Por incrível que pareça, eu ainda iria no de 165hz. O ghosting pessoalmente não me atrapalha tanto assim, mas outras pessoas aqui no escritório acharam insuportável, então depende de cada um.

    Se você gostou muito do acabamento dele e deseja ter um monitor grande e curvo, recomendo aguardar promoções. No momento em que escrevo essa review ele tá custando R$1589,00 na Pichau.

    Esse monitor encontra-se num dilema complicado: Monitores Full HD, 165hz, 1ms, são feitos para gamers competitivos, que irão jogar CS:GO, PUBG, Valorant, entre outros. Esses jogadores estão dispostos a diminuir a qualidade gráfica do jogo para alcançarem taxas de atualizações mais altas. É jogando justamente esses títulos e-sports que você sofrerá mais com o efeito do ghosting. Já em jogos mais cinemáticos, como God of War e Red Dead Redemption 2, o ghosting vai ser pouco perceptível, já que é mais difícil alcançar taxas de atualizações altas nesses títulos. Mas quem compra um monitor 165hz para jogar títulos cinemáticos com FPS baixo? Não faz sentido.

    Vale a pena comprar?

    Eu recomendaria outro monitor da Pichau, o Cepheus, mas o preço dele continua muito salgado, R$1899,00, então vamos dar uma olhada nos concorrentes:

    Nenhum outro monitor entrega as exatas mesmas funções nessa faixa de preço. A questão é, o que lhe interessa mais? Se Freesync lhe interessa bastante, mas você não tem uma GPU da AMD, pode pesquisar a compra do AOC Hero, monitor com tecnologia G-Sync da Nvidia.

    Não liga para taxas de atualizações altas? Eu provavelmente iria no monitor Bluecase BM2713GW, curvo, 27" e 1440p, mas só vai até 75hz. Ideal para jogos single player com gráficos altos.

    Já o LG 29UM69G que fizemos review é ultrawide, tem 1ms de resposta, mas também é 75hz. Existem outros concorrentes similares, mas com só 24 polegadas, como o Acer KG241Q-S e Acer RG241Y . Os dois estão mais baratos que o Athen, por serem telas menores.

    Nesse mercado brasileiro de monitores você precisa sacrificar algumas funções por outras. No momento, é difícil encontrar um monitor que tenha tudo de bom por um preço acessível.

    Onde comprar?

    Tem experiência com algum monitor bom por preço baixo? Comprou o Athen C27M e teve uma experiência diferente da nossa? Comente aí embaixo.