Os monitores gamers por muitos anos vinham somente com paineis TN, em partes era bom pois o Input Lag e tempo de resposta dos pixels era bem baixo, porém a parte ruim é que este tipo de painel não tem cores boas e seu ângulo de visão é extremamente limitado.

Felizmente paineis do tipo VA e IPS tiveram grande redução de Input Lag e tempo de resposta nos últimos anos, além de ficarem mais baratos para serem fabricados e vendidos, e assim temos produtos de entrada que já contam com estes tipos de tela, e isso inclui o Acer RG241Y, que é o monitor que iremos fazer review hoje.

Review Monitor Acer RG241Y 165Hz IPS

Construção Externa e Design

Já deixo claro que a construção externa do monitor não é feita de materiais caros como alumínio, ele é um monitor simples com acabamento honesto mas que deve durar um bom tempo se bem cuidado.

Acer RG241Y
Acer RG241Y

As bordas da tela diminuíram consideravelmente se comparado ao KG241Q, suas cores também mudaram, saindo do Black Piano para um cinza fosco e escovado que deixa o monitor não só mais elegante como mais fácil de limpar - e manter limpo.

Cobertura do painel é fosca, minimizando em muito os reflexos
Cobertura do painel é fosca, minimizando em muito os reflexos

O RG241Y tem apenas um botão do tipo "Nipple", bem parecido com o que vimos com o LG 34WK650 que fizemos análise há um tempo atrás. Ele é de fácil operação e faz a navegação dos menus ser simples e fácil. Para desligar o monitor quando não há nada conectado basta segurar o botão por cerca de 10 segundos.

Um botão único é usado para navegar nos menus e ligar/desligar
Um botão único é usado para navegar nos menus e ligar/desligar

Ele conta com bastante configurações nos menus, podemos alterar cores, gamma, ativar ou desativar o G-Sync, mudar os perfis e tonalidade de cores, brilho, contraste, enfim. Vou deixar uma galeria com todas as opções do menu, assim vocês conseguem visualizar melhor.

O monitor conta sim com suporte a furação VESA do tipo 75x75mm, infelizmente para você poder utilizar a furação é necessário remover uma peça de plástico traseira e remover o pé do monitor com dois parafusos internos, o que torna o exercício meio chato, mas pelo menos dá para tirar sem precisar abrir o monitor por completo.

Cover de plástico traseiro é fácil de retirar, pelo menos
Cover de plástico traseiro é fácil de retirar, pelo menos

Suas conexões na parte traseira contam com um DisplayPort 1.2, duas portas HDMI 2.0, uma entrada P2 e uma entrada para a fonte - não há nenhum tipo de conexão USB. Também ressalto que seu pé não tem ajustes de altura nem rotação sobre o eixo, somente de inclinação vertical.

Conexões do monitor
Conexões do monitor

Qualidade de Imagem

Essa parte do review será separada por várias partes, é o aspecto mais importante de um monitor e por isso é o que mais merece atenção por nossa parte. Vamos começar pela parte de jogos já que esse é o principal objetivo de uso do produto.

Gaming

A princípio não pude notar nenhum problema durante nenhuma jogatina, nem em jogos competitivos como CSGO nem em jogos mais casuais como Cyberpunk 2077 ou Escape From Tarkov (EFT não é exatamente casual, mas acho que vocês entenderam a idéia).

Se você quer um monitor de quase 24" Full HD com tecnologia IPS para ter cores - e ângulo de visão - melhores que de painéis TN ou VA mas que ainda seja tão bom quanto para jogar, pode ter certeza que o RG241Y não irá lhes decepcionar.

O monitor foi muito bem em jogos, um exemplo fica de Cyberpunk 2077
O monitor foi muito bem em jogos, um exemplo fica de Cyberpunk 2077

Claro que o monitor não é perfeito e iremos discutir suas falhas mais evidentes nos testes de Ghosting e de Input Lag que ficam em sessões separadas abaixo. Mas novamente, não é possível perceber in-game, afinal depois de 3 horas de Cyberpunk 2077 a única coisa que notei foram as cores mais vivas se comparado ao Warrior Kai.

Mas se você é aquele jogador mais casual que só quer ter uma melhor experiência de jogos em altos FPS e ainda manter boas cores, o monitor da Acer deve suprir todas suas expectativas sem basicamente nenhum ponto negativo para jogar.

Cores e Contraste

Segundo as especificações do próprio painel, ele cobre 72% do aspecto de cores NTSC, o que em tese nos dá 100% de cobertura do aspecto sRGB. Infelizmente não temos como validar esses números pois não possuímos as ferramentas de testes de precisão de cores.

O painel é do tipo IPS e conta com certificação HDR10, o que quer dizer que o painel tem que atingir um valor mínimo de brilho. Felizmente ele tem bastante brilho mesmo e tem a possibilidade de diminuir para níveis bem bons aos olhos - ao contrário de outro monitores 144/165Hz que tem brilho forte demais mesmo no valor mínimo.

Cores são muito bem representadas, principalmente o branco
Cores são muito bem representadas, principalmente o branco

Coloquei o monitor lado a lado a um Warrior Kai e também a um iPhone XR reproduzindo o mesmo vídeo e também comparando com fotos. O Kai traz cores bem amareladas, isso fica especialmente evidente quando temos imagens brancas onde o RG241Y se sai bem melhor, podendo ser comparado ao iPhone XR.

Contraste também fica bom para um painel IPS de menor custo
Contraste também fica bom para um painel IPS de menor custo

Ainda falta um pouco de contraste e também saturação em tons de vermelho, mas de resto me agradou bastante. Cores amarelas são bem mais presentes mesmo sem ter o "filtro" amarelo por cima como comentei antes.

Não posso dizer que recomendo ele para edição de imagens pois não temos as ferramentas de teste e calibração, mas posso dizer que a olho nú e comparando com outras telas ele mostra excelentes resultados.

Ghosting / Fringing

Ghosting é o efeito causado pela mudança lenta de pixeis na tela de um computador, o ideal é que quando tiramos uma foto do monitor, precisamos ver somente a imagem que está sendo mostrada totalmente estática, sem nenhum tipo de borrado ou rastro atrás da imagem.

Como de costume, para o vídeo review utilizamos o iPhone XR com gravação em câmera lenta e para as fotos deste artigo utilizamos uma Canon T5 com 1/160sec de shutter speed, dando tempo mais que o suficiente para o monitor apresentar imagens totalmente estáticas em todas as faixas do UFO Test.

Felizmente o Ghosting é bem baixo neste monitor, apresentando bons resultados, especialmente quando testado em 144Hz que é a frequência real do monitor. Os 165Hz são um Overclock - que só é explícito na descrição - e além de introduzir mais Ghosting também introduz artefatos na tela, então não recomendo utilizar o monitor nesta configuração pois irá diminuir sua qualidade de imagem e provavelmente o tempo de vida do mesmo.

Input Lag

O "teste" de Input Lag é sempre gravado em câmera lenta para dar uma idéia do delay do monitor. Sempre utilizamos o mesmo ambiente e o mesmo jogo para garantir que não haverão diferenças brutescas entre cada monitor.

Novamente, saliento que é mais um teste visual do que científico e é um aspecto que não levo a conclusão - a não ser que seja um grande problema - pela falta de equipamento para testes. Assim que tivermos os equipamentos apropriados iremos atualizar todos os reviews possíveis.

Pelo vídeo, o monitor vai na verdade muito bem, o Input Lag parece ser extremamente baixo mesmo, provando mais uma vez que as falácias de "5 ms é muito lento" são realmente só isso, falácias.

Concorrência

A faixa de preço em que o RG241Y se posiciona tem bastante opções, vamos ver o que encontramos na concorrência e compará-los ligeiramente com o modelo da Acer em questão.

Acer KG241Q/KG241Q-S

Estes dois modelos são as versões que o RG241Y veio para substituir, então ser melhor que eles era meio que uma obrigação, felizmente ele cumpriu seu dever. Não há motivos para comprar qualquer um destes modelos se o RG241Y estiver no mesmo preço, eles são piores em basicamente todos os aspectos e devem sair de linha muito em breve.

Dell S2421HGF 144Hz

Apesar dele ser um modelo um tanto quanto novo vindo da Dell ele traz coisas que parecem de gerações atrás. Temos HDMI 1.4 ao invés de 2.0, painel do tipo TN ao invés de IPS, não tem certificação HDR10 e não tem nem ao menos um teste de fidelidade de cores - não que seria melhor, afinal um TN ser melhor que um IPS nesse aspecto é extremamente difícil.

Monitor Dell S2421HGF 144Hz TN
Monitor Dell S2421HGF 144Hz TN

Conclusão

No geral o monitor me agradou bastante, as cores vivas, bom brilho, boa definição de imagem, responsivo sem ghosting extremamente aparente e design compacto e bonito devido as bordas finas me deram uma ótima impressão enquanto utilizei ele tanto no escritório quanto em casa para jogar.

Enquanto que ele custa na faixa dos R$ 1300 na Acer Store, estoque em outros varejos online é mais difícil de encontrar. Nessa faixa de preço temos, bom, nada que seja compatível. Claro que há outros modelos 144Hz/165Hz, mas nenhum deles é IPS e vários perdem algumas outras coisas que o Acer tem.

Pontos Positivos:

  • Cores muito boas
  • Design elegante
  • Barato pelo que oferece

Pontos Negativos:

  • Pé tem somente ajuste de inclinação
No final, o RG241Y recebe uma grande recomendação nossa
No final, o RG241Y recebe uma grande recomendação nossa