A variante "gamer" dos três monitores de 29" estilo ultrawide finalmente chega para review, este que conta com refresh rate de 75 Hz, tecnologia FreeSync e mais algumas funcionalidades que iremos mencionar ao decorrer do review.

Ele também fica posicionado entre as duas outras opções: O 29WK500 (o mais barato) e o 29WK600 (o mais caro). Na parte de concorrentes deste review iremos falar sobre as diferenças entre este e os outros dois modelos citados, e claro responder se vale ou não a pena comprar este monitor, vamos lá.

Review Monitor LG 29UM69G Ultrawide 75Hz

Construção Externa e Design

Que o monitor conta com um design um pouco mais....antigo, não é nenhuma novidade. Com seus 1.2cm de borda nas laterais e parte superior da tela ele entrega a sua idade, bem típica de seu ano de lançamento (2017). Infelizmente não há nada que possa fazer sobre enquanto que a LG não trazer o 29WP60G (seu substituto) ao território brasileiro, este que conta com bordas bem mais finas (88% de área de cobertura pro 29WP60G contra 82% do nosso 29UM69G).

Suas bordas são bem generosas
Suas bordas são bem generosas

Assim como o mais recente monitor que fizemos review (Review Acer RG241Y), o LG 29UM69G também conta com apenas um botão de navegação no estilo "nipple", o que torna tudo mais fácil. Ele é super fácil de ser utilizado e a grande tela ajuda na visualização das configurações que você mexe. E sim, esse plástico vem por baixo da moldura central e não dá pra remover sem desmontar a frente do monitor, "ótimo" design pela LG.

Botão fica localizado logo abaixo do logotipo da LG
Botão fica localizado logo abaixo do logotipo da LG

Assim como a Acer, a LG também capricha nos seus menus internos do monitor, tendo vários modos e configurações que você pode mexer, inclusive ajudando a calibrar o monitor caso você esteja querendo retirar o máximo de proveito de suas cores. Fica abaixo a galeria de menus do mesmo.

O monitor conta sim com suporte a furação VESA do tipo 75x75mm que fica na traseira com fácil acesso, ao contrário de alguns outros modelos. É uma pena o pé original ter somente ajustes de inclinação, algo que já deveria ter sido corrigido há alguns anos.

Suas conexões na parte traseira contam com um DisplayPort 1.2, uma porta HDMI, uma entrada P2, uma entrada USB-C (para Displays) e uma entrada para a fonte - não há nenhuma nenhuma porta USB-A, algo que deixa a desejar considerando que este carinha aqui tem grande foco em produtividade.

Traseira do LG 29UM69G
Traseira do LG 29UM69G

Qualidade de Imagem

Essa parte do review será separada por várias partes, é o aspecto mais importante de um monitor e por isso é o que mais merece atenção por nossa parte.

Gaming

Vindo de monitores 144Hz (que já ocupavam minha mesa há mais de 3 anos) eu acreditava que sentiria muita falta deste refresh rate, especialmente em jogos mais competitivos como o CS:GO. Felizmente, eu estava muito errado e fiquei bem surpreso com a performance.

Em qualquer jogo que usei para fazer testes desde que comprei o monitor, não fiquei decepcionado em nenhum. Seja em Wreckfest, Forza Horizon 4, CSGO, Battlefield 4 dentre outros, os 75Hz foram mais que o suficientes para uma boa experiência e sem dúvidas uma grande melhora em cima dos 60Hz padrão.

A qualidade de imagem do monitor tanto parado quanto em movimento é nítida
A qualidade de imagem do monitor tanto parado quanto em movimento é nítida

O pouco Ghosting também agradou bastante, dando uma impressão ainda maior de uma imagem mais nítida. Apesar da resolução ser baixa para o tamanho do monitor (2560 x 1080), em jogos não senti a necessidade de ter mais pixels. Ah, antes que eu esqueça, ele conta com suporte a FreeSync que cobre dos 40Hz aos 75Hz enquanto que os seus outros dois irmão se limitam entre 56Hz aos 75Hz.

Cores e Contraste

Sua certificação para cobertura de 99% do aspect RGB já nos dá uma confiança maior para termos uma boa fidelidade de cores e isso se melhora ainda mais quando baixamos a calibração do monitor feita pela RTINGS (você pode baixar clicando neste link).

Tanto para vídeos quanto para filmes, o monitor se saiu extremamente bem e eu gostei bastante de suas cores e contrastes apresentados. Claro que não são tão bons quanto paineis do tipo VA, mas ainda assim se sai muito bem para um modelo de 2017, com a LG provando mais uma vez que sabe produzir bons paineis.

Contraste do monitor é excelente
Contraste do monitor é excelente, para sua idade

Vale reforçar o aspecto de produtividade, que foi a principal razão para qual eu adquiri este monitor, e tenho que lhes dizer, que ESPETÁCULO! Se você está de olho neste monitor pois quer aumentar sua produtividade em casa, pode ir de olhos fechados que ele será uma mão na roda, eu realmente não consigo frizar o quão bom ele é neste aspecto de uso.

Ghosting / Fringing

Em nosso teste habitual de Ghosting temos uma performance dentro do esperado para este calibre de monitor, com ghosting visível quando utilizado em modo Rápido (que é o que recomendamos) mas não a nível que chegue a atrapalhar durante a jogatina, até porque em 75 Hz pouco Motion Blur é visível.

Vale ressaltar que ele tem o modo 1ms Motion Blur Reduction, porém este modo introduz MUITO ghosting inverso, o que não tá uma boa experiência de uso final, recomendo colocar somente em modo rápido.

Com 1ms Motion Blur Reduction LIGADO

As fotos acima devem lhe auxiliar a entender melhor o que quero dizer com ghosting e ghosting inverso, mas posso dizer que está dentro dos padrões de "bom" e não deve lhes atrapalhar em nenhum momento de sua jogatina ou uso normal.

Concorrência

Pela falta de produtos no mercado brasileiro, a concorrência do 29UM69G fica meio que óbvia e é cortejada pelos seus dois "irmãos".

LG 29WK600

Estes dois modelos são as versões que o RG241Y veio para substituir, então ser melhor que eles era meio que uma obrigação, felizmente ele cumpriu seu dever. Não há motivos para comprar qualquer um destes modelos se o RG241Y estiver no mesmo preço, eles são piores em basicamente todos os aspectos e devem sair de linha muito em breve.

LG 29WK600
LG 29WK600

LG 29WK500

Apesar dele ser um modelo um tanto quanto novo vindo da Dell ele traz coisas que parecem de gerações atrás. Temos HDMI 1.4 ao invés de 2.0, painel do tipo TN ao invés de IPS, não tem certificação HDR10 e não tem nem ao menos um teste de fidelidade de cores - não que seria melhor, afinal um TN ser melhor que um IPS nesse aspecto é extremamente difícil.

LG 29WK500
LG 29WK500

Conclusão

Este monitor nunca deixou de ser bom, apesar de seu design - bem - datado e dada a falta de concorrência ele ainda se sai bem. Como dito acima, se você só quer o tamanho e resolução, vai de 29WK500 pois irá economizar alguns trocados, caso queira jogar vá de 29UM69-G pois tem uma maior cobertura do FreeSync e alguns recursos mais voltados para gamers, caso queira um bom mix de ambos e maior brilho vá de 29WK600.

LG 29UM69-G
LG 29UM69-G

Onde comprar?

Você pode comprar por indicação nossa na AMAZON: https://amzn.to/3eyrIB7

Pontos Positivos:

  • Tamanho
  • Cores
  • Preço

Pontos Negativos:

  • Pé tem somente ajuste de inclinação
  • Não tem entrada USB-A
  • Poderia ser 100Hz