O navegador nativo do Windows 10 está recebendo melhorias e alguns novos recursos, tornando o software mais completo, otimizado e sendo um dos principais concorrentes contra o Google Chrome, que também trouxe várias novidades a partir da versão 90 do programa, permitindo que os usuários tenham uma melhor experiência e aumentem a produtividade. As novas funções dão mais autonomia para o navegador, que recebeu compatibilidade com os principais recursos do sistema e certamente será um diferencial com relação aos concorrente, que apesar de também serem baseados na plataforma Chromium não dispõem da integração com o Windows, que até o momento é exclusiva para o Edge.

Integração com o Office

A última versão beta do Edge 92 trouxe o suporte para os aplicativos do pacote Office, em especial o Word, Excel e PowerPoint a partir do navegador, sendo possível visualizar textos, planilhas ou slides criados a partir dos respectivos programas. Além disso também houve integração com a barra de pesquisas internas do sistema, permitindo acessar rapidamente as principais configurações.

A opção não permite editar o conteúdo, possibilitando apenas visualizar o projeto salvo ou que está sendo editado em um dos três softwares citados anteriormente.

Visualização do Office no Edge 92. (Foto: Reprodução/Gizchina).
Visualização do Office no Edge 92. (Foto: Reprodução/Gizchina).

O Edge 92 também traz integração com o Windows Internal Search ('Pesquisa Interna do Windows, em português). No entanto, esse recurso não funciona com as compilações atuais da plataforma de software e provavelmente só será possível ativá-lo após uma das atualizações futuras do Windows 10. Essa ferramenta permitirá que você use a pesquisa na barra de tarefas para interagir com o histórico de navegação do navegador, guias recentes, favoritos, etc.

Também é possível que a Microsoft planeje usar a integração do Edge com o Windows Internal Search como um substituto para o recurso de sincronização da linha do tempo, que deve ser removido do sistema operacional após a instalação da atualização do Windows 10 21H2 (Sun Valley), o lançamento cujo lançamento ocorrerá nos próximos meses.

Vale a pena saber:

A versão beta pode apresentar bugs e falhas que não são encontrados na versão estável, por isso é recomendada apenas para quem deseja experimentar antecipadamente as próximas funcionalidades.

Atualize o navegador

Para instalar a versão beta é preciso utilizar o site Microsoft Edge Insider, em que a própria desenvolvedora libera para os usuários testares antecipadamente as novidades que serão adicionadas na versão estável do programa.

  1. Acesse o site e faça o download da versão beta;
  2. Após o arquivo .exe ter sido baixado toque sobre ele e realize a instalação;
  3. Configure suas preferências e faça login com a sua conta para resgatar o backup;
  4. Utilize a versão beta do Microsoft Edge.
Página de download da versão beta. (Foto: Printscreen).
Página de download da versão beta. (Foto: Printscreen).

Fonte