O Microsoft Edge recebeu nesta semana mais uma atualização que visa aumentar o desempenho do navegador e reduzir o uso do processador, consumo de memória RAM e bateria. A nova versão não traz nenhuma novidade ou recurso adicional, sendo apenas um update para corrigir bugs reportados pelos usuários, adicionar novos pacotes de segurança e aprimorar a experiência de uso. O update já está disponível e pode ser instalado a partir das configurações do programa.

Melhorias gerais

A última atualização do navegador trouxe algumas melhorias gerais no desempenho do Edge, que tenta a todo custo se tornar uma opção mais viável que o Google Chrome, apesar de também ser baseado na plataforma Chromium. Nos últimos meses o programa recebeu diversos updates que trouxeram melhorias significativas no programa, aumentando o desempenho, diminuindo o uso de memória RAM - que é devorada pelo rival - e aperfeiçoando o consumo de bateria.

Não está claro exatamente como o modo de desempenho muda o Edge, mas afeta o recurso Sleeping Tabs. Se você ativar o modo de desempenho, o tempo limite das guias será reduzido para cinco minutos

Interface do Microsoft Edge. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Interface do Microsoft Edge. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

As melhorias têm como público-alvo os usuários que utilizam o Edge em laptops, visto que o foco da nova versão foi diminuir o uso dos recursos do sistema e reduzir o consumo da bateria. A versão mais recente é a 90.0.818.46.

"O modo de desempenho ajuda a otimizar a velocidade, capacidade de resposta, memória, CPU e uso da bateria", afirma a Microsoft.

Atualize o navegador:

  1. Abra o Edge e no canto superior direito acesse o menu lateral;
  2. Toque sobre a opção 'Configurações' e em seguida no menu lateral esquerdo toque em 'Sobre o Microsoft Edge' (última opção);
  3. Verifique se há uma atualização disponível.
Atualize o navegador. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Atualize o navegador. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

Leia também:

Vale a pena usar o Edge?

O navegador da Microsoft traz uma interface bonita e recursos interessantes e realmente úteis para os usuários, facilitando o uso do programa e tornando a experiência mais produtiva. Por vir instalado de fábrica no Windows 10 é uma boa opção para quem possui um computador (ou laptop) com hardware inferior, visto que o consumo de recursos do sistema é significativamente menor se comparado ao do Chrome, principalmente na CPU e RAM.

Fonte