No mês passado, em março, a Microsoft disponibilizou uma atualização de visualização do Windows 10 versão 21H1, mostrando vários problemas que vinham de muito tempo com o File Explorer, incluindo um bug que pode travar os filtros de pesquisa caso você esteja utilizando a atualização de novembro de 2019 ou uma mais recente. Com a atualização KB5000842, a Microsoft portou as correções para o Windows 10 versão 20H2 e 2004 para melhorar a experiência do File Explorer para mais usuários. Com este update, o filtro voltou a funcionar.

Para quem não costuma acompanhar as novidades durante as atualizações no Windows 10, o update de novembro de 2019 para o sistema operacional quebrou a função de pesquisa no File Explorer. Esta funcionalidade é a responsável por realizar a busca de arquivos locais.

File Explorer para de responder ao tentar filtrar os resultados da pesquisa. Fonte: windowslatest
File Explorer para de responder ao tentar filtrar os resultados da pesquisa. Fonte: windowslatest

Na imagem acima você pode conferir uma imagem mostrando exatamente o erro citado no início desta matéria, onde o File Explorer para de responder ao tentar filtrar os resultados da pesquisa utilizando a data, o tamanho do arquivo e a data de modificação. Esse erro afeta apenas o título da coluna quando o usuário tenta acessar os filtros em uma página de pesquisa.

Além da correção citada acima, a Microsoft também solucionou o problema de desempenho causado pelo Explorer.exe, onde um bug de vazamento de memória poderia fazer com que a janela do explorer parasse de responder e consumisse recursos do sistema.

Edge é removido do Windows 10 pela atualização KB5000842

Com a atualização KB5000842, a Microsoft fez com que o antigo navegador Microsoft Edge para Windows 10 fosse removido. Provavelmente você já sabe, mas o sistema operacional ainda carrega o antigo Microsoft Edge, mesmo se você instalar o Chromium Edge. Ou seja, o Edge está sempre rodando em segundo plano no seu sistema operacional.

Com a nova atualização, o antigo Edge será removido do Windows 10 e os usuários serão atualizados automaticamente para o Chromium Edge caso estiverem utilizando a versão antiga.

É importante salientar que a Microsoft diz que o navegador padrão escolhido permanecerá o mesmo após esta atualização.