A mais recente funcionalidade implementada pela Microsoft para a plataforma de código aberto Chromium poderá beneficiar não só o navegador Edge, mas também o Google Chrome. Através de uma conversa localizada pelo site windowslatest, a Google e a Microsoft confirmaram que estão trabalhando em parceria para implementar melhorias na saída de áudio para o Chromium.

Infelizmente sempre houve relatos de alguns usuários sobre problemas na reprodução de áudio no navegador Chrome para Windows 10 ao assistir vídeos no YouTube. Alguns constataram que não era possível ouvir vídeos no volume máximo no PC. Segundo a Google, este problema pode ser devido a 3 possíveis problemas de áudio:

  • Usuários acidentalmente silenciam o YouTube
  • Dispositivo de saída foi alterado (isso acontece quando os usuários têm dois monitores com uma conexão de áudio)
  • Drivers do Windows 10
Volume de aplicativos e preferencias de dispositivos. Fonte: windowslatest
Volume de aplicativos e preferencias de dispositivos. Fonte: windowslatest

Os drivers próprios e de terceiros podem causar travamentos no YouTube. Monitores HDMI com volume independe e placas de som USB também podem resultar em mais problemas segundo a Google.

A Google fez uma proposta a Microsoft pedindo que a equipe da empresa e a do YouTube colaborassem para realizar testes de driver e resolver possíveis problemas de áudio com o YouTube e navegadores Chromium. A Microsfot aceitou então o pedido da Google e diz que já começou a trabalhar em um novo recurso que fará com que os navegadores Chromium resolvam problemas do usuário relacionados ao baixo volume do navegador ou a não emissão de som (ficarem mudos).

Baseando-nos no código commit, parece que a Microsoft está tentando melhorar a integração entre o Chromiujm e o mixer de volume embutido no Windows 10.

Lançamento e disponibilidade

Até o momento ainda não se sabe quando estas mudanças citadas acima serão lançadas para os usuários do Windows 10.