Ao pesquisar sites que você salvou nos favoritos ou acessou no Chrome pode ser uma experiência não tão satisfatória, mesmo com a visão geral do histórico acessível através do menu em cima no canto direito. Ao acessar o histórico, só é possível ver o acesso cronológico dos sites visitados, desconsiderando uma página que já está aberta ou salva nos favoritos. Uma próxima funcionalidade chamada "Memories" deverá mudar isso, pois ela fará com que o navegador leve em consideração todos os fatores mencionados para pesquisar o histórico de navegação.

De acordo com o site TechDows, o "Memories" está presente na última versão beta do Chrome 92, que é possível acessar através do Chrome Canary (versão do navegador para desenvolvedores). A função só irá aparecer após o usuário ativar o modo de desenvolvimento digitando na barra de endereços:

chrome: // flags / # memories

Após entrar na seção do "memories", você poderá ver que a aparência se parece muito com o histórico de acesso. Porém, é possível notar o foco aqui será a pesquisa, onde o sistema até recomendará alguns termos que o usuário possa estar procurando, além de exibir suas guias, grupos de guias e favoritos mais recentes. Acredita-se que com esta estrutura se obtenha resultados mais relevantes, sem a necessidade de caçar algum site no histórico de acessos cronológicos.

Funcionalidade Memories no navegador Chrome. Fonte: TechDows
Funcionalidade "Memories" no navegador Chrome. Fonte: TechDows

Lançamento e disponibilidade

A nova funcionalidade Memories está disponível no navegador Google Chrome Canary nos sistemas operacionais Windows, Mac, Linux, Chrome OS e Android. Porém, segundo o site androidpolice, a versão mobile está apresentando erro ao acessar o Memories. A novidade deverá chegar para a versão estável do Chrome na update 92 em julho de 2021.

O que você achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!