O iOS 18 será lançado neste ano e isso deve acontecer durente o evento WWDC2024. Embora a Apple não costume revelar nada antes da hora, rumores ventilados na rede tem nos dado uma visão geral do que podemos esperar do novo sistema operacional para iPhones. Dentre os destaques, a Maçã deve trazer recursos de IA, seguindo a nova tendência do mercado. Além disso, esperamos novas mudanças no design, Siri e iCloud.

O que esperar do iOS 18?

Abaixo, reunimos todos os principais rimores e vazamentos do iOS 18 que foram ventilados na rede durante os últimos dias. Quando lançado, esses são os recursos que esperamos ver no novo sistema da Apple para iPhones:

Apps com design do visionOS

Suposto novo design do iOS 18 (Imagem: Reprodução)
Suposto novo design do iOS 18 (Imagem: Reprodução)

De acordo com o The Verifier, um veículo israelense,a Apple estaria planejando incorporar elementos de design do visionOS, o sistema operacional do Apple Vision Pro, no iOS 18 e iPadOS 18. Isso implicaria em mudanças nos menus, no Safari e em outras áreas do sistema, dando-lhes uma nova aparência inspirada no software do headset da Apple. O aplicativo da Apple TV no iPadOS 18 terá uma barra de navegação transparente, semelhante a recursos já presentes em outros sistemas da Apple.

5G será o padrão

O próximo iOS 18 trará uma novidade importante para iPhones: o 5G será padrão. Mesmo com a maioria dos smartphones sendo lançados com a tecnologia 5G, os iPhones ainda não contam com todo o potencial da tecnologia. Com o iOS 18 isso deve mudar. A transferência de dados será mais rápida, permitindo que você explore os aplicativos com maior velocidade.

Recursos de IA

O iOS 18 deve ganhar recursos de inteligências artificiais como o ChatGPT e o Copilot
O iOS 18 deve ganhar recursos de inteligências artificiais como o ChatGPT e o Copilot

Notícias recentes indicam que o iOS 18 e o iPadOS 18 terão muitos recursos de inteligência artificial (IA). A Siri, a assistente pessoal da Apple, será aprimorada para se parecer mais com um chatbot avançado, como o ChatGPT ou o Microsoft Copilot. Embora a Apple não tenha detalhado essas mudanças, sabemos que a empresa adquiriu várias pequenas empresas de IA, e o CEO, Tim Cook, confirmou que esses recursos estarão no próximo iPhone.

iCloud com recursos pagos

O iCloud, serviço de armazenamento em nuvem da Apple, terá novos recursos avançados, mas eles serão pagos. A partir de 2024, recursos como segurança aprimorada e organização automática de arquivos só estarão disponíveis mediante pagamento.

Apple Music com recursos de IA

Diversos apps devem ganhar recursos com IA, inclusive o Apple Music
Diversos apps devem ganhar recursos com IA, inclusive o Apple Music

O aplicativo Apple Music terá novidades interessantes com a introdução de recursos de inteligência artificial generativa. Espere automação em perguntas e respostas, além de playlists geradas automaticamente para tornar o serviço mais atrativo.

Melhorias nas mensagens com Android

A troca de mensagens entre iPhones e Androids ficará melhor. A Apple planeja adicionar suporte para mensagens RCS, oferecendo recursos como indicadores de digitação e leitura. Assim, as mensagens trocadas entre os dois sistemas terão funcionalidades semelhantes ao iMessage, incluindo envio de fotos e vídeos de alta qualidade.

Busca aprimorada

A função de busca do iPhone também será aprimorada. Você poderá usar filtros de pesquisa junto com a inteligência artificial para fazer perguntas sobre seus dados no dispositivo, sem precisar pular entre diferentes aplicativos. Além disso, espera-se uma melhoria significativa na busca com a introdução de comandos de voz para automatizar tarefas complexas.

Quando o iOS 18 será lançado?

O iOS 18 de ve ser lançado na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2024, que acontece em junho desye ano. Além do sistema para iPhone, a empresa deve apresentar também o iPadOS 18 e as demais novas versões dos sistemas de seus dispositivos.

Quais iPhones vão receber o iOS 18?

Todos os iPhones lançados a partir de 2019 deve receber o iOS 18
Todos os iPhones lançados a partir de 2019 deve receber o iOS 18

Todos os iPhones lançados recentemente devem receber a atualização para o iOS 18. O modelo mais antigo que deve receber a novidade é a família iPhone 11, de 2019. Isso quer dizer que as linhas iPhones 12, iPhone 13, iPhone 14 e iPhone 15 também vão receber o novo sistema da Apple, além do iPhone SE (2020) e iPhone SE 3 (2022). Além deles, a nova linha iPhone 16 deve ser lançada já com o novo iOS 18.

Quais iPhones não devem receber o iOS 18

Para o lançamento do iOS 18, ainda não temos nenhuma confirmação oficial, mas o corte agora deve incluir também os modelos que possuem o processador A12 Bionic. Isso significa que esses são os modelos de iPhones que vão parar de atualizar em 2024:

Ainda compensa comprar o iPhone 11? Assista...