Há muitos meios de transferir recursos através de uma instituição financeira, conforme os critérios que melhor se ajustem ao interessado em realizar o repasse e ao destinatário. E uma das principais modalidades de transferência é a chamada ordem de pagamento.

Embora se tenha a impressão de que se trata de algo para cobrar uma dívida, não é verdade. É dito isso, pois se trata, na verdade, de uma das mais usadas formas de repassar os recursos para terceiros.

Atualmente, muitas são as opções de operações bancárias disponíveis para a transferência de recursos. No caso de valores maiores, por exemplo, existem os serviços de TED ou DOC. Nas transações mais cotidianas, o Pix é o meio de pagamento que impera. Porém, o depósito direto ou entre contas de mesma instituição também funciona.

Mas afinal, quando usar uma ordem de pagamento? Como saber se há uma no seu CPF? Descubra a seguir, todos os detalhes.

Quando usar uma ordem de pagamento?

A ordem de pagamento se trata de uma forma de remessa de um valor a ser sacado pelo beneficiário, sem que seja necessário uma conta bancária. Em geral, uma pessoa ganha uma ordem de pagamento, e precisa sacar o valor no banco em até 24 horas. Esse tipo de transferência acontece em situações específicas.

A ordem de pagamento pode ser usada nas transações internacionais ou nacionais. Entretanto, o destinatário não precisa ter uma conta na instituição bancária para poder sacar o valor.

1) Remessa internacional

Nessa situação, o correntista de um banco pode pedir uma ordem de pagamento para ser feita em outras instituições no exterior. Esse tipo de operação tem uma taxa variável, e opera quando o beneficiário está em viagem, e precisa ganhar o valor.

2) Transferência de valores pontuais

Neste caso, qualquer negociação entre duas partes pode ser acertada através de ordem de pagamento bancária. No contrato, é preciso que haja a descrição do formato de pagamento, bem como da data prevista. Além disso, o beneficiário vai receber informações sobre a disponibilidade do valor, o dia e o local no qual poderá fazer o saque ou a transferência.

3) Pagamento de rescisão

Esse tipo de recurso de transferência de valores é usado por empresas que precisam liberar valores a ex-funcionários. Inclusive, os valores podem ser enviados via banco, sem que a pessoa tenha uma conta aberta. Sendo assim, esse tipo de envio pode ser feito através do uso de um cheque administrativo, por exemplo. E o documento pertence ao próprio banco emissor.

4) Reembolso de compras

Neste caso, o comércio que pratica as compras por crediário ou até mesmo com o pagamento antecipado pode usar a ordem de pagamento para reembolsar valores a mais. Ou ainda, pode devolver um valor por produto devolvido ou não entregue. Esse serviço é bastante indicado, para os casos em que a pessoa compra um produto, e não tem uma conta bancária para ganhar o retorno.

Como começar o processo de ordem de pagamento?

Para fazer uma operação de ordem de pagamento, é necessário conhecer quais as instituições financeiras ofertem o serviço e quais valores cobram. Muitos bancos aceitam a modalidade apenas quando o destinatário não possui uma conta aberta na instituição.

Assim que a operação de ordem de pagamento é acionada pelo emissor na instituição bancária selecionada, o beneficiário recebe um aviso para resgatar o dinheiro. Nesse momento, é necessário se atentar quais aos requisitos para o saque.

Dentre os bancos que realizam ordens de compra, estão o Banco do Brasil, o Bradesco, a Caixa Econômica Federal, o Itaú, e o Santander.

Como saber se há uma ordem de pagamento no meu CPF?

Em suma, não existe um caminho único para descobrir se existe uma ordem de pagamento no seu CPF.

  • Para o caso de uma rescisão trabalhista, se a pessoa não tiver uma conta bancária, ou se a sua conta-salário foi desligada, é preciso se informar com a empresa e com o banco referente.
  • Já nas situações de reembolso de compra, você precisa contatar a loja, e aguardar as informações sobre a ordem de pagamento.
  • Existem ainda, as situações onde o dinheiro está parado nas plataformas federais ou estaduais, como o PIS e o pagamento do INSS. Em cada situação, a pessoa deve entrar em contato com as instituições, ou realizar a consulta com o CPF no app da Carteira de Trabalho Digital (Android | iOS) ou no Meu INSS (Android | iOS).

Ademais, vale ressaltar que em 2022, o Banco Central do Brasil disponibilizou o Sistema Valores a Receber, para fazer a consulta por quantias esquecidas ou devolvidas pelos bancos. Porém, a consulta foi suspensa para serem feitas melhorias no sistema.

Como fazer o saque da ordem de pagamento?

Para poder receber o dinheiro da ordem de pagamento, você deve ir em uma agência do banco emissor, e levar um documento de identificação com foto e o CPF. Depois da consulta e aprovação da ordem, é possível fazer o saque do dinheiro no caixa eletrônico, ou ainda, pedir um cheque da ordem de pagamento, para compensar o mesmo em outra ocasião.