No dia 02 de outubro de 2022, acontece a eleição para os cargos de presidente da República, governador do estado, senador, deputado federal, estadual ou distrital. Já o segundo turno, acontece no dia 30 de outubro, caso seja necessário.

Diante disso, milhares de pessoas vão até às urnas votar. Até porque o voto e o alistamento (no caso dos homens) é obrigatório a partir dos 18 anos, e facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, bem como aos maiores de 70 anos e os analfabetos.

Seja como for, para poder votar, é necessário tirar o título de eleitor, bem como estar em dia com as obrigações perante a Justiça Eleitoral. A documentação deve estar regularizada até o dia 04 de maio, dia que antecede o fechamento do Cadastro Eleitoral para as eleições de 2022.

Sendo assim, para evitar preocupações, o ideal é não deixar para a última hora para conseguir o seu título. Até porque, a demanda em busca dessa documentação tende a ser maior.

Mas não se preocupe: tirar o título eleitoral é muito simples e rápido. Inclusive, você pode fazer a tarefa online, da sua casa. Sendo assim, confira abaixo, o passo a passo e veja como emitir a primeira via do documento.

Como tirar o título de eleitor pela internet?

1 - Pedido do título pela internet

Para emitir de forma online a primeira via do título eleitoral, é necessário acessar o sistema TítuloNet, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Paralelo a isso, já prepare o seu smartphone, já que você vai precisar dele para tirar selfies, bem como comprovar a sua identidade.

No sistema TítuloNet, selecione a Unidade da Federação (UF) na qual você mora no momento, para poder fazer o registro do seu domicílio eleitoral. Ou seja, é nesta localidade que você terá que votar nas próximas eleições.

Após confirmar o estado em que mora, você vai para a página seguinte, na qual deverá apresentar alguns documentos para seguir com a solicitação. São eles: uma fotografia sua segurando um documento oficial de identificação brasileiro; comprovante de residência atualizado.

No caso dos homens, é necessário apresentar também, um certificado de quitação de serviço militar. Depois dessa etapa, é importante informar os dados de identificação. No menu Título de eleitor, procure a opção Não tenho.

Após isso, preencha os campos indicados pelo sistema e siga para a próxima tela. No item Requerimento - Dados pessoais, complete o restante das informações e anexe as fotografias solicitadas pelo sistema. Inclusive, no caso de pessoas trans ou travestis, nesta etapa é possível indicar se elas desejam indicar o seu nome social no título de eleitor.

2 - Acompanhe o requerimento

Depois de completar as etapas acima, é necessário esperar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. O processo também pode ser acompanhado através da internet. Para isso, é preciso acessar a guia Acompanhar Requerimento e informar o número do protocolo gerado na 1ª fase do atendimento.

3 - Baixe o e-Título

Após o processamento dos dados, se não houver nenhuma pendência, basta baixar o aplicativo e-Título no celular ou tablet. Inclusive, é possível usar a versão digital do documento, já que isso dispensa o título em papel. O download do app é gratuito (Android | iOS).

4 - Penalidades

As pessoas com mais de 18 anos que ainda não têm o título eleitoral, podem sofrer diversas restrições legais. Isso ocorre pois manter o documento regularizado é um pré-requisito para outras ações. Tais como conseguir passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função, ou emprego público, autárquico ou paraestatal.