Os números de PIS/PASEP são usados para que os trabalhadores tenham acesso a direitos e benefícios, tais como o abono salarial. Entretanto, como são utilizados somente em situações específicas e com pouca frequência, é muito natural ter dúvidas sobre eles.

Afinal de contas, o PIS e o PASEP são a mesma coisa? Quando eles são usados? Quais são as formas de consultar os números? De forma a esclarecer essas e outras questões, foi feita a preparação do conteúdo.

Sendo assim, continue a leitura e saiba tudo sobre o PIS/PASEP, em especial, como descobrir o seu número pela internet.

O que é o número do PIS/PASEP?

Em suma, os números de PIS/PASEP possuem a mesma meta: identificar o trabalhador junto à Previdência Social. O que os difere é:

  • Programa de Integração Social (PIS) tem relação com os funcionários da iniciativa privada;
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) se direciona para os funcionários públicos.

Ademais, o PIS/PASEP também são os mesmos que o número de identificação social (NIS). Entretanto, o NIS vem do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), da Caixa. E ele é usado de forma a identificar os trabalhadores que ganham benefícios sociais, como por exemplo, o Bolsa Família. Ou seja, o registro identifica quem nunca teve carteira assinada, desde que tenha direito a esses benefícios.

Enquanto isso, o PIS tem a sua inscrição realizada pela empresa privada com a qual o trabalhador se vincula. Sendo assim, é obrigação dos empregadores, fazerem o cadastro do PIS de funcionários em seu 1º emprego. O mesmo vale ao cadastro de servidores no PASEP, que é feito pela entidade no ato da admissão.

Porém, se a pessoa aprovada em um concurso público já trabalhou em uma empresa privada e teve sua inscrição no PIS, não é necessário corrigir a documentação ou ainda, fazer o cadastro novamente. É dito isso, pois a sua inscrição migra para o PASEP de forma automática.

Como encontrar o número do PIS/PASEP?

Em suma, agora que você já compreendeu o que são os números de PIS/PASEP e qual é a importância de conhecer esses registros, é importante saber onde consultar esse dado. Os meios de consultar o PIS/PASEP são os seguintes:

  • Carteira de trabalho: No modelo antigo, o número era anotado nas últimas páginas da CTPS, na seção de "Anotações Gerais". Por outro lado, no modelo novo, o registro é destacado na 1ª página;
  • Extrato de FGTS: Com exceção dos servidores públicos em regime estatutário (pois eles não têm direito ao FGTS);
  • Cartão Cidadão: O cartão pode ser pedido em qualquer agência da Caixa e é usado para dar acesso a vários benefícios sociais. Nele, está o registro do número de PIS;
  • Agências da Caixa: Os trabalhadores da iniciativa privada podem consultar o seu número de PIS em qualquer agência da Caixa;
  • Agências do Banco do Brasil: Os servidores públicos podem consultar o seu número de PASEP em qualquer agência do Banco do Brasil.

Por outro lado, é possível fazer a consulta do PIS/PASEP pela internet de duas formas: pelo site do CNIS e pela carteira de trabalho digital. Confira abaixo, como fazer.

Como encontrar o número do PIS/PASEP pela internet?

Site do CNIS

Tanto os inscritos no PIS como no PASEP podem consultar a numeração acessando o site do CNIS, onde estão as informações sociais dos cidadãos brasileiros. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do CNIS;
  2. Em seguida, escolha a opção "Cidadão";
  3. Depois disso, vá em "Inscrição", no canto superior esquerdo, e toque em "Filiado";
  4. Logo após, informe os dados solicitados (nome, nome da mãe, data de nascimento e CPF);
  5. Posterior a isso, preencha a caixa de verificação;
  6. Por fim, vá em "Continuar" e o número do PIS/PASEP aparecerá na página seguinte.

CTPS Digital

CTPS Digital
CTPS Digital

A partir dos métodos de criptografia bastante seguros que há atualmente, muitos documentos estão ganhando as suas versões eletrônicas, como o e-CPF e o e-CNPJ. Dessa forma, além de ter economia de espaço físico, há uma maior facilidade de acesso e otimização de tempo.

Além disso, é possível assinar documentos digitalmente, e com validade jurídica. Neste contexto, a carteira de trabalho também ganhou a sua versão eletrônica, que inclui os registros profissionais das bases do Governo e do e-Social.

Em suma, a CTPS Digital pode ser acessada pelo app (Android|iOS) ou pelo Portal Único de Serviços do Governo Federal:

  1. Toque em "Entrar";
  2. Em seguida, selecione o seu certificado digital ou digite seu CPF;
  3. Depois disso, insira a sua senha ou, se não tem conta no Portal Gov.com, vá em "Esqueci minha senha", e siga as orientações para gerra uma nova senha;
  4. Logo após entrar no portal, acesse a opção "Contratos", que possuem os seus registros profissionais;
  5. Logo depois, clique no ícone "+" em qualquer registro para visualizar o número de PIS/PASEP e acesse outros dados trabalhistas.