Desde o início da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a permitir a transferência do título de eleitor pela internet. Sendo assim, o processo para realizar essa tarefa, se tornou ainda mais simples, e pode ser realizado todo de forma online.

E com a proximidade das eleições de 2022, é fundamental saber como realizar a transferência de título, caso você precise realizar essa tarefa e não saiba como fazer. Embora pareça complicado, o processo é muito simples.

Sendo assim, confira abaixo, todos os detalhes de como fazer a transferência do título de eleitor através da internet.

Como transferir o seu título de eleitor online?

Antes de mais nada, é necessário se atentar a seguinte situação: você não vai conseguir pedir a transferência do seu título de eleitor online, se não estiver com a sua situação totalmente regularizada no TSE.

Em suma, todo e qualquer débito deve ser totalmente pago. Caso contrário, o requerimento será cancelado. Caso você esteja com a sua situação ok, confira abaixo, o passo a passo para transferir o título de eleitor online:

  1. Digitalize os seus documentos: Realize a digitalização de um comprovante de residência com o seu nome para fazer a solicitação, bem como um documento de identificação oficial com foto;
  2. Em seguida, entre no site oficial do TSE para transferir o título de eleitor;
  3. Depois disso, clique na opção "Eleitor e Eleições";
  4. Logo depois, na aba de "Eleitor", clique na opção "Título eleitoral";
  5. Posterior a isso, na nova página, procure do lado esquerdo a opção "Tire ou altere seu título - Título Net" e clique;
  6. Em seguida, a página de atendimento à distância do Tribunal Superior Eleitoral será aberta. Você encontrará diferentes opções, desde a mudança de dados pessoais até os pedidos para transferir o título de eleitor. Assim, no parágrafo de "Faça seu requerimento", clique na opção "Iniciar seu atendimento a distância";
  7. Depois disso, basta preencher tudo com os seus dados;
  8. Quando terminar, você receberá um número de protocolo. E ai, basta esperar o TSE realizar a alteração.

Como saber se a transferência do título de eleitor deu certo?

Após ter o número de protocolo em mãos, o usuário pode acompanhar o processamento do seu pedido para transferir o título de eleitor. Em suma, há duas formas diferentes de realizar o processo:

  • Pelo próprio site do TSE;
  • Pelo aplicativo chamado e-Título (Android | iOS).

Por meio do aplicativo, o usuário pode acompanhar qualquer pedido realizado para o TSE. Também é possível consultar o estado atual do seu título de eleitor. Por fim, você pode usar o aplicativo para conferir informações pessoais, bem como se candidatar a mesário voluntário.

Outras informações importantes sobre a transferência do título de eleitor

Em suma, existe um prazo para fazer o pedido de transferência no site do TSE. Ou seja, qualquer tipo de pedido de alteração precisa ser feito 151 dias antes do evento. Dessa forma, o prazo para a transferência termina em maio de 2022.

Para pedir a transferência, é necessário estar há pelo menos 3 meses no novo município, e já ter passado um ano da data do seu alistamento eleitoral ou da última transferência de título.

Ademais, se o eleitor tiver qualquer pendência com a justiça, como uma condenação criminal, por exemplo, que ainda não foi totalmente paga ou uma improbidade administrativa, não vai ser possível fazer a transferência de título.

Por fim, quem mudou de país, precisa fazer o pedido de transferência de domicílio eleitoral diretamente para a embaixada, ou repartição consular brasileiro, vinculada ao local da nova residência.