O CRLV Digital é o formato eletrônico do documento do veículo no Brasil. A partir dele, não é necessário ter o documento impresso em papel. Para baixar e usar o CRLV Digital no seu celular, você deve fazer o download do aplicativo, cadastrar o seu veículo e pedir a emissão do documento.

O documento está disponível para download e impressão no portal do Detran do seu estado, através do aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito, bem como pelo site do Denatran.

Abaixo, confira como baixar e imprimir o documento do seu carro.

O que é o CRLV Digital?

O CRLV Digital é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico. Também chamado de CRLV-e, ele tem todas as informações do antigo documento impresso em papel, entretanto, com um novo layout.

A validade do CRLV-e segue a mesma do modelo físico: 1 ano de licenciamento. Vale ressaltar que licenciar o veículo é essencial para conseguir o CRLV Digital.

Como baixar CRLV Digital no Detran?

A emissão do CRLV é online, e não é preciso que o motorista vá até uma unidade do Detran, para conseguir o documento digital. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o portal do Detran do seu estado ou baixe o aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito" ( Android | iPhone );
  2. Em seguida, faça o seu cadastro pessoal. No caso do aplicativo CDT, é necessário fazer o cadastro na plataforma Gov.br. Já pelo portal do Detran, o proprietário precisa acessar o seu perfil pessoal;
  3. Depois disso, no app CDT, clique "Veículos". Enquanto no portal do Detran, acesse "Licenciamento Digital (CRLV-e)";
  4. Logo após, informe o Renavam e o código de segurança do CRV. Atenção, nesta etapa, é necessário já ter pago o licenciamento do seu veículo com relação a 2022. O licenciamento atrasado, ou qualquer pendência de débitos impossibilita o download do CRLV Digital;
  5. Depois de inserir o Renavam e o código de segurança do CRV, o CRLV Digital estará disponível para consulta e download pelo aplicativo CDT. Ademais, basta acessar o app para ver o documento, que também fica disponível mesmo que você não tenha internet.

Onde encontrar o número de segurança do CRV?

O número de segurança do CRV (Certificado de Regsitro do Veículo) não está disponível no CRLV. Em suma, ele se localiza na parte superior direita do CRV, o antigo DUT (Documento Único de Transferência).

O número de segurança do CRV se localiza nos locais destacados na foto acima. Créditos: Detran/RS
O número de segurança do CRV se localiza nos locais destacados na foto acima. Créditos: Detran/RS

E se eu não encontrar o código de segurança do CRV? Posso baixar o CRLV Digital?

Sim. É possível fazer o download e imprimir o CRLV Digital mesmo sem o código de segurança do CRV pelo portal do Detran do seu estado. Para autenticar a conta do motorista, é necessário informar o código enviado pelo departamento de trânsito via SMS.

Como usar CRLV Digital?

Em suma, você pode usar o CRLV Digital de duas formas: você pode acessar através do seu celular, ou ainda imprimir em papel o documento. As duas versões possuem o QR Code, que oferta uma maior segurança ao condutor e praticidade para a fiscalização.

Por fim, vale destacar que com a versão eletrônica do CRLV, não é necessário ter o documento físico em papel. O CRLV Digital impresso só é necessário caso o motorista vá para outro país com o veículo.