A carteira nacional de identidade unificada será o novo RG, anunciou o governo federal nesta semana. Notada pelo site da AgenciaBrasil, a informação foi divulgada nesta última quarta-feira (23), onde é dito que o RG irá utilizar o número do CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) como identificação única dos cidadãos.

De acordo com a declaração do governo, a emissão da carteira nacional de identidade unificada será gratuita e os institutos de identificação terão até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança. O decreto que define o "novo RG" entrará em vigor no dia 1º de março de 2022.

Como irá funcionar

O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretária-geral da Presidência da República, diz:

"Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade [RG] para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão."

Frente da carteira nacional de identidade unificada.
Frente da carteira nacional de identidade unificada.

Quando o "novo RG" estiver disponível, sua validade será de 10 anos. Além disso, os documentos atuais de pessoas com até 60 anos serão aceitos normalmente por até dez anos. Já para maiores de sessenta anos, o RG continuará válido por tempo indeterminado.

O governo federal diz que a nova carteira nacional de identidade poderá ser utilizada em viagens, pois possui um código no padrão internacional, o MRZ (o mesmo utilizado em passaportes), e pode ser lido por equipamento.

Verso da carteira nacional de identidade unificada.
Verso da carteira nacional de identidade unificada.

O que muda?

O novo documento que substitui o atual RG e incorpora o número do CPF contará com um QR Code para checar sua autenticidade, mesmo se não estiver conectado à internet. Agora, apenas os números do CPF serão considerados.

Não teremos mais um estado vinculado à identificação do RG, ao invés disso haverá somente o número do CPF como identificação nacional. Atualmente, caso a pessoa queira, é possível ter 27 números de RG no Brasil, ou seja, um por estado.

Qual o motivo da unificação do RG com o CPF?

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança, Anderson Torres, a forma como é gerado o RG hoje abre brechas para a prática de fraudes e crimes. Anderson diz:

"A gente avança para um novo tempo de controle, de seriedade e de tranquilidade da população brasileira."

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe consoco a sua opinião!

Fonte: Agência Brasil, com informações do G1