Por conta da forte aceleração e o torque imediato, o carro elétrico costuma chamar a atenção das pessoas. Entretanto, o Citroen Ami, que pode ser lançado no Brasil em um futuro bem próximo, não possui nada disso. O Citroen Ami é um dos carros elétricos mais lentos do mundo, e na Europa, ele é considerado um quadriciclo. Inclusive, ele não requer que o motorista tenha uma CNH comum. Ou seja, basta apenas, ter uma licença conhecida como AM.

Em suma, a AM é ofertada aos condutores que possuem idade mínima de 14 anos (e no Brasil, de 16 anos), e que querem conduzir motocicletas e quadriciclos leves. A potência é menor do que 50 cm³. E é nesse módulo que o Citroen Ami se enquadra.

Citroen Ami pode chegar ao Brasil sem precisar de CNH

O modelo possui em seu capô, uma bateria de 5,5 kWh. E dessa forma, ele tem uma autonomia de 70 quilômetros. O motor elétrico tem somente 8cv, e isso, resulta em uma velocidade máxima de 45 km/h. Em suma, o carro é um sucesso de vendas na Europa, em especial entre os jovens, já que é possível obter um por valor de R$ 127 mensais, depois do pagamento de uma taxa inicial de R$ 21.800.

Citroen Ami pode ser lançado no Brasil. (Crédito: Citroen/Reprodução)
Citroen Ami pode ser lançado no Brasil. (Crédito: Citroen/Reprodução)

Devido a esse sucesso, Vanessa Castanho, presidente da Citroën para a América Latina, disse que quer trazer o modelo para o Brasil. Entretanto, admitiu que é necessário, antes de mais nada, ver como funcionará a legislação.

Se o Brasil aceitar o veículo como carro no Brasil, ele terá que ser equipado com airbag duplo. E dessa forma, isso aumentaria o custo e, provavelmente, inviabilizaria o seu lançamento por aqui. Segundo Castanho, "Não tem como a gente não querer ter o Ami na América Latina e aqui no Brasil".

Com informações, Citroen, InsideEVs, Aquela Máquina