Nesta semana, a companhia chinesa Pantuo Aviation revelou o seu mais novo e ambicioso projeto: o Pantuo Pantala Concept H. Em suma, se trata de um protótipo de carro voador elétrico, com decolagem vertical (eVTOL), que pretende ser uma dor de cabeça para outros modelos, como o alemão Lilium Jet, e o projeto Eve, da Embraer.

Apesar de ainda ser um projeto, o Pantala pode ser considerado um dos carros voadores mais promissores do mercado mundial. E diferente de outros modelos, como o da Embraer e da Volocopter, o veículo vai ter uma propulsão mais avançada, como se fossem minijatos elétricos. Isso deve garantir mais potência e agilidade ao Pantala.

Pantala: conheça o carro voador chinês que voa a 300 km/h

Imagem: Créditos/Pantuo
Imagem: Créditos/Pantuo

De acordo com a empresa, o Pantuo possuem em sua estrutura, 22 jatinhos alinhados em duas asas na parte dianteira, e na traseira do bólido. Assim como a maioria dos projetos de carros voadores, o modelo chinês vai ter 5 lugares, e também vai poder ser operado remotamente.

Com relação ao seu desempenho, o Pantuo estima que ele seja superior ao seu principal concorrente, o alemão Lilium Jet. De acordo com os chineses, quando lançado, o Pantala deve chegar a uma velocidade máxima de 3000 km/h.

Essa velocidade deve ser atingida, graças aos seus propulsores elétricos e ao seu formato, muito parecido ao de uma arraia. A autonomia que os seus fabricantes preveem, é de bons 250 km, como se fosse um carro elétrico convencional.

Por fim, pronto apenas em renderizações, o Pantala Concept H ainda vai ganhar uma versão finalizada. Dessa forma, poderá de fato, ser produzido. Ademais, além dos testes fechados de decolagem, pouso e viagens, a startup ainda vai precisar certificá-lo nos rígidos órgãos reguladores chineses e posteriormente, nos internacionais.

Com informações, New Atlas / Pantuo.