A Samsung segue firme em seu projeto de facilitar a vida de seus clientes e usuários. Agora, a companhia anunciou o lançamento de uma ferramenta que pretende facilitar a vida dos motoristas. Em suma, os celulares fabricados pela marca que são compatíveis com a ultra banda larga (UWB), agora vão contar com uma chave digital.

Dessa forma, o usuário do smartphone da Samsung, vai poder abrir o carro sem precisar tirar o aparelho do bolso. Atualmente, o recurso segue em testes na Coreia do Sul, e deve chegar em outros países em breve. Confira os detalhes a seguir.

Celular Samsung como a chave do carro

De acordo com a Samsung, os modelos Samsung Galaxy S21 Plus e Ultra, Note 20 Ultra e Galaxy Z Fold 2 e 3 devem ter uma "entrada passiva". Ou seja, mesmo com o celular no bolso, você vai poder entrar no veículo e acionar o motor. Sendo assim, vai funcionar da mesma forma que as chaves presenciais.

Abaixo, confira como as chaves do Genesis GV60 devem aparecer nos celulares da Samsung.

Créditos: Divulgação/Samsung
Créditos: Divulgação/Samsung

Apesar dessa tecnologia não ser novidade, ela pode ajudar em algumas situações. Tais como quando o motorista esquece a chave física em algum lugar. Atualmente, apenas o carro elétrico Genesis GV60, é compatível com as chaves virtuais da Samsung.

Entretanto, a fabricante já firmou parcerias com montadoras, como a Audi, a BMW, e a Ford. Elas devem anunciar a entrada do recurso em alguns de seus automóveis no futuro. Além da tecnologia UWB, os celulares precisam estar com o NFC ativado, bem como o Samsung Pass. Dessa forma, a aproximação nas portas é completa.

No Brasil, existem algumas montadoras que já usam recursos parecidos em seus veículos. Entretanto, eles contam com um aplicativo específico. Um exemplo disso, é a Hyundai, que lançou o Bluelink; e a Fiat, anunciou o Fiat Connect Me. Por meio desses programas, os motoristas podem achar o automóvel, iniciar a climatização, e até mesmo dar a partida no veículo à distância. A conexão ocorre por chips 4G virtuais.

Com informações, The Verge.