Diversos recursos estão sendo implementados ao Android Auto. A grande novidade agora é que o sistema operacional automotivo chegará em breve a mais carros, incluindo veículos da Honda, em 2022.

Lançado originalmente em 2015, o Android Auto permite ao usuário conectar o celular ao sistema multimídia do carro e controlá-lo através de botões e da tela sensível ao toque no painel do veículo. Obviamente a principal utilidade desta comunicação é a utilização do Google Maps, mas é possível também utilizar serviços de streaming de música para ouvir nas caixas de som do carro.

Grandes novidades chegando ao Android Auto

Hoje, quinta-feira (23), o Google anunciou mais recursos para os motoristas que utilizam o Android Auto. Uma das maiores mudanças está na maneira como o celular sincroniza com o sistema multimídia do carro, onde basta a pessoa dizer "Ok Google, vamos dirigir" para que o smartphone se conecte ao sistema operacional do veículo.

Imagens ilustrativas do Android Auto em veículos. Fonte: Google
Imagens ilustrativas do Android Auto em veículos. Fonte: Google

A interface do Android Auto foi refeita e agora permite que diversos tipos de apps sejam utilizados como, por exemplo, Amazon Music, Audible, iHeartRadio, JioSaavn, Pandora, Podcast Addict, SoundCloud e YouTube Music. Além disso, o SO automotivo também será capaz de ler mensagens de texto recebidas através de áudios reproduzidos nos alto-falantes do carro.

Outra funcionalidade interessante é o pagamento do combustível. Basta dizer "Ok Google, pague a gasolina" para quem o sistema operacional do carro realize o pagamento por aproximação através do Google Pay via NFC. Para concluir o pedido, será necessário selecionar qual o combustível desejado e descer do carro para abastecer (no caso de postos de combustível sem frentista).

Android Automotive OS

O Android Automotive OS está presente em alguns modelos de veículos da Ford, GM e Volto, mas em breve o sistema operacional chegará para mais carros. Segundo o Google, recentemente foi firmado uma parceria com a japonesa Honda, que pretende lançar veículos com a novidade já no ano que vem (2022). Além disso, os veículos Chevy Silverado e Renault Mégane E-Tech, que irão ser lançados em breve, também contarão com o Android Automotive OS.

Imagens ilustrativas do Android Automotive OS. Fonte: Google
Imagens ilustrativas do Android Automotive OS. Fonte: Google