A Samsung deve lançar uma solução que deve resolver um dos maiores problemas que os usuários do Galaxy Watch e demais smartwatches enfrentam: a bateria. É dito isso, pois a companhia registrou uma nova patente de tecnologia, que deve recarregar o relógio por meio da energia solar.

E assim, o usuário não vai mais precisar se preocupar em colocar o seu aparelho para carregar na tomada. Apesar do documento da patente ter sido publicada e autenticada pelo órgão responsável nos Estados Unidos, ainda não existe uma previsão de quando a novidade deve chegar ao consumidor final.

Samsung registra patente para carregar com a energia solar

Crédito: Divulgação/LetsGoDigital - Mark Peters (Twitter)
Crédito: Divulgação/LetsGoDigital - Mark Peters (Twitter)

Segundo o site LetsGo Digital, que descobriu o registro da patente, a pulseira viria com dois painéis solares, um em cada lado do relógio. E assim, elas teria a função de manter o dispositivo em funcionamento, sem terminar a bateria. Entretanto, para isso funcionar, o usuário precisa ter contato com o sol.

A capacidade de carga e a velocidade com que isso acontecem, seguem como detalhes desconhecidos. Ademais, o pedido de registro de patente foi iniciado em 2019, no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO). Porém, apenas em 16 de setembro de 2021, a fabricante Samsung enviou todos os documentos necessários para finalizar o processo.

Em suma, a forma como os painéis devem ser colocados, deve possibilitar que a luz seja captada pela pulseira em qualquer situação de uso. Para ofertar isso, a Samsung deve colocar um sistema de "polímero com pontos quânticos". O mesmo deve trilhar o caminho que a luz vai ter que andar entre as células solares, para conseguir alimentar a bateria do smartwatch.

Por fim, no Brasil, o modelo mais recente é o Galaxy Watch 4, que é vendido por R$ 1.949 (40 mm), e R$ 2.049 (44 mm) na loja oficial da Samsung. Ele conta com um processor Exynos W920 de 1,18 GHz com dois núcleos, 1,5 GB de RAM e 16 GB de espaço.