Nesta semana, a Samsung apresentou a sua nova série de dispositivos do ecossistema Galaxy, com dois novos smartphones dobráveis, dois novos smartwatches e um novo fone de ouvido TWS. Como todo lançamento da Samsung, os dispositivos integram tecnologia de ponta, alguns com grande inovação, como o Z Fold 3 que possui uma câmera frontal escondida sob o display a fim de melhorar o aproveitamento da tela. Mas e na prática? Isso realmente funciona?

Galaxy Z Fold 3 5G não é um celular para selfies

O Galaxy Z Fold 3 5G não é um smartphone ideal para selfies. (Imagem: Reprodução / PhoneArena)
O Galaxy Z Fold 3 5G não é um smartphone ideal para selfies. (Imagem:Reprodução/PhoneArena)

Seguindo a nova tendência de mercado, o Galaxy Z Fold 3 conta com a tecnologia de câmera sob o display, assim como o recém lançado Mi Mix 4 da Xiaomi. Alguns protótipos desta tecnologia já haviam sido disponibilizados anteriormente e os resultados não foram os melhores.

A Samsung tentou corrigir isso redesenhando o módulo da câmera frontal para conseguir que os pixels da tela não atrapalhem o funcionamento da lente, ao mesmo tempo que consegue torná-la imperceptível. Ele tem uma qualidade baixa na resolução da imagem, com apenas 4 MP e mesmo depois de muitos estudos, patentes e investimentos, podemos dizer que a tecnologia progrediu, mas de forma discreta. Assim, o Galaxy Z Fold 3 5G não é o smartphone ideal para quem gosta de tirar selfies.

A câmera do Galazy Z Fold 3 5G não está totalmente invisível. (Imagem:Reprodução/Phone Arena)
A câmera do Galazy Z Fold 3 5G não está totalmente invisível. (Imagem:Reprodução/PhoneArena)

A própria Samsung assume que o foco do aparelho não é a qualidade das fotos capturadas com a lente frontal. A questão principal foi deixar a tela "ininterrupta" quando você estiver utilizando o aparelho, sem que a câmera fique em evidência, mesmo não estando totalmente invisível. Quem tem interesse em selfies melhores pode aproveitar as outras lentes do celular, como a câmera localizada na tela aberta com resolução de 10 MP.

Galaxy Z Flip 3 5G não possui suporte ao DeX

É verdade que o modelo anterior, o Galaxy Z Flip de 2020, não tem suporte ao DeX, tecnologia desenvolvida pela Samsung que permite utilizar o smartphone como um computador. Diversos usuários reclamaram quanto a isso e os rumores indicaram que a Samsung poderia realizar uma atualização no futuro para adicionar esta funcionalidade.

Assim como seu antecesssor, o Z Flip 5G não tem suporte ao DeX. (Imagem:Reprodução/Samsung)
Assim como seu antecesssor, o Z Flip 5G não tem suporte ao DeX. (Imagem:Reprodução/Samsung)

Como a atualização não chegou, a esperança ficou para o lançamento deste ano, mas infelizmente o Galaxy Z Fold 3 também não conta com este recurso embutido. Com suporte ao DeX, os usuários teriam à sua disposição uma interface semelhante a de PC, com a capacidade de criar e editar documentos, navegar na Web e realizar apresentações em um display maior.

Neste momento em que muitos fabricantes estão otimizando seus grandes dispositivos de exibição para produtividade, é lamentável que o Galaxy Z Flip 3 não seja uma ferramenta de produtividade adequada.

Tem iPhone? O Galaxy Watch 4 não é pra você

A Samsung apresentou também os seus novos modelos de smartwatches. O Galaxy Watch 4 e Watch 4 Classic são os primeiros dispositivos da empresa integrados com o novo Wear OS, sistema criado pelo Google em colaboração com a marca sul-coreana.

O Galaxy Watch 4 e Watch 4 Classic não são mais compatíveis com os iPhones. (Imagem:Reprodução/Samsung)
O Galaxy Watch 4 e Watch 4 Classic não são mais compatíveis com os iPhones. (Imagem:Reprodução/Samsung)

Aparentemente, esta parceria resultou no encerramento do suporte para dispositivos iOS da Apple. Assim, os novos relógios inteligentes da Samsung não são compatíveis com emparelhamento para iPhones. É claro que para uma melhor experiência, a recomendação é que se use dispositivos da mesma marca, como o Apple Watch para quem usa iPhone.

Como o Galaxy Watch 4 é um concorrente direto do relógio da Apple, o encerramento da compatibilidade não é vista como um problema pela fabricante. Por outro lado, os donos de iPhone perdem uma opção de wearable compatível com o smartphone.