O RAM Plus da Samsung nada mais é, do que um recurso que se assemelha à popular memória virtual do Windows. E ao Memory Turbo do HarmonyOS, que aloca uma parte do armazenamento interno como uma "RAM virtual" que aumenta a capacidade de execução de diversos apps ao mesmo tempo.

Em suma, o recém-lançado no Brasil, Galaxy A52s 5G, é um dos celulares do portfólio da Samsung, que dispõe dessa função. Além disso, há outros modelos dos segmentos intermediário e flagship. Ademais, é possível que a fabricante aumente a disponibilidade desse recurso da One UI, em especial nos seus celulares top de linha.

RAM Plus da Samsung

O modelo Galaxy Z Fold 3 é um aparelho que tem uma ótima configuração de incríveis 12 GB de memória RAM. Apesar disso, ele também ganhou a função RAM Plus. Por outro lado, outros smartphones flagships da empresa, ainda precisam de uma atualização de software, que disponibilize esse recurso.

O Galaxy S21 possui variantes que partem de 8 GB de RAM. Entretanto, a Samsung não oferta a opção de RAM Plus, apesar do modelo executar a versão mais recente da One UI. Mesmo com a chegada das versões beta da One UI 4.0, que se baseia no Android 12, a atual família de celulares avançados ainda não recebeu a opção do RAM Plus.

A estimativa é que a Samsung disponibilize uma atualização menor, com poucas mudanças, que ofereça essa opção de memória virtual. Por fim, vale destacar que o RAM Plus não é customizável. Além disso, ele permite a alocação de 4 GB do armazenamento para as tarefas do sistema operacional.

Ademais, apesar da expansão baixa, o RAM Plus pode evitar que o software encerre apps em segundo plano, embora a otimização ocorra para poupar a vida útil da bateria do aparelho.