Passei 7 dias com o Galaxy Z Fold 3, sim, foi esse o tempo que pude permanecer com os produtos da Samsung para testar. Então, vou te contar como foi minha breve experiência de uso, o que eu achei incrível nele e, o que eu achei terrível. Usei para trabalhar, usei para assistir vídeos, joguei com essa grande tela. Te conto também como as câmeras dele funcionam, e algo que considerei bastante, como a bateria de 4400mAh se comporta com o telão e a tela secundária.

Galaxy Z Fold 3 é bom?

O projeto é ambicioso, após a terceira versão de dobráveis, podemos dizer que a Samsung tem acertado nas melhorias, principalmente na questão de abrir e fechar a tela, que anteriormente parecia mais uma dobradiça de porta. Agora não, agora ela é consistente, funciona bem, apesar de termos ainda a marca no centro da tela, o visor ligado não faz perceber.

O que eu gostei?

Tela

Samsung Galaxy Z Fold 3
Samsung Galaxy Z Fold 3

O que eu mais gostei no Z Fold 3 é óbvio, a tela. Confesso que não é a melhor experiência de dobraveis. Ele fica grande nas mãos para usar no dia-a-dia, porém, quem gosta de assistir vídeos, filmes ou jogar, sem dúvidas é legal demais. Mas é apenas legal, sabe. A tecnologia empregada é animal, temos um celular que dobra e mesmo assim consegue entregar qualidade imensa na tela com fluidez de 120Hz.

Performance

A performance dele é ótima, Snapdragon 888, 12 GB de ram e 256GB de armazenamento fazem um trabalho incrível. Sem chance de ficar travando nas telas ou mesmo em jogos. Roda Liso todos os jogos que testei.

Vídeo incorporado do YouTube

Usabilidade

A ideia de trabalhar com janelas, ou colocar coisas lado a lado é demais. O Fold 3 proporciona isso, aliás, é para isso que ele foi criado.

Galaxy Z Fold 3 duas telas
Galaxy Z Fold 3 duas telas

Resistência a água

Você consegue imaginar essa quantidade de engrenagens e dobras para fazer a tela do celular simplesmente fechar e mesmo assim ser selado a ponto de não entrar água? A Samsung só não conseguiu imaginar como fez.

O que eu não gostei?

Câmera selfie interna

Galaxy Z Fold 3 câmera sob a tela
Galaxy Z Fold 3 câmera sob a tela

Existem coisas que não me agradaram. A começar por essa câmera selfie interna abaixo da tela. Ela não é boa, foi meio que colocada como um protótipo sabe, um projeto inacabado. Sinceramente, não me sinto confortável vendo a Samsung fazer algo assim. É legal a ideia, é, mas eu espero mais da Samsung.

Galaxy Z Fold 3: Foto câmera sob a tela vs câmera selfie
Galaxy Z Fold 3: Foto câmera sob a tela vs câmera selfie

S Pen

A S Pen funciona no Z Fold, é muito legal poder usar ela também no dobravel. Ou melhor, seria. A Samsung não manda junto, precisa comprar a parte e pior, ela não encaixa no celular, tem que levar junto, carregando por aí. A chance de perder ou esquecer é no mínimo grande. Pagar mais de 11 mil reais no dispositivo e não vir a caneta é complicado.

SPen. Foto: Samsung
SPen. Foto: Samsung

As câmeras

As câmeras do Galaxy Z Fold 3
As câmeras do Galaxy Z Fold 3

As câmeras apesar de não serem ruins, e não estou falando da sob a tela, aquela é ruim mesmo, as outras eu acredito que poderiam ser melhores. É o celular mais caro da SAMSUNG, deveria ter as melhores câmeras, não concorda comigo? A Samsung empregou as funcionalidades presentes no S21 Ultra, mas não parece mostrar a mesma qualidade de imagens. Está longe de ser ruim, mas não é tão boa, sabe?

Lente normal
Lente normal
Lente ultrawide
Lente normal
Lente ultrawide
Lente zoom 2x
Detalhes do carrinho
Detalhes da lente
Teste de cores
Lente normal
Lente ultrawide
Lente zoom
Selfie câmera abaixo da tela
Selfie câmera celular fechado
Selfie câmera sob a tela
Selfie câmera celular fechado
Selfie retrato
Selfie

Sem carregador

O Z Fold 3 vem sem carregador, que fique claro. Além da caneta que precisa comprar separado, talvez você precise comprar também um carregador, pelo menos o cabo USB acompanha o kit.

Bateria

Em nosso teste de bateria, o Samsung Galaxy Z Fold3 5G, com uma bateria de 4400mAh, consumiu 100% da carga total, antes de terminar o teste de estresse. Portanto, pode chegar ao final do dia faltando bateria.

Conclusão

Galaxy Z Fold 3
Galaxy Z Fold 3
Samsung Galaxy Z Fold3 5G
8.0
Prós
  • Tela
  • Performance
  • Usabilidade
  • Resistência a água
Contras
  • Câmera selfie interna
  • Sem S Pen
  • Câmeras abaixo do padrão Samsung
  • Sem carregador

A Samsung domina o mercado de dobraveis, fato. Cada vez acertando mais, aprendendo com erros, cometendo outros e evoluindo, passo a passo. O Fold 3 é mais durável, tem melhor multitarefa e melhores telas, a câmera abaixo da tela é um passo para evolução, falhou, mas é um passo. A Samsung merece crédito por trabalhar em projetos diferentes e sair do tradicional.

Mas a minha pergunta para você é: Precisamos de celulares dobráveis? Minha resposta é um NÃO. Não precisamos de celulares dobráveis, esses projetos são incríveis a ponto de fazer outras coisas evoluírem, mas bem longe de ser algo realmente necessário, pelo menos agora no momento em que vivemos, diria que ainda não é hora.

Se você é um maluco por tecnologia, mas muito maluco mesmo, aí quem sabe faça diferença. Eu, mesmo que o celular custasse metade dos R$11.500, que atualmente custa, não compraria. A experiência de uso para quem não é adepto pode ser muito complicada, a ideia de ter um celular tão espesso no bolso me incomoda. As câmeras dele não são as melhores da Samsung, o que de fato é outro problema encontrado.

Ficha técnica

  • Sistema: One UI 3.5 e Android 11
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 888 (5 nm)
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB, 512 GB e UFS 3.1
  • Tela - Tipo: Foldable Dynamic AMOLED 2X
  • Tela - Tamanho: 7.6
  • Tela - Resolução: 2208 x 1768
  • Câmera principal: 12 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.76, 1.8µm, Dual Pixel PDAF e OIS
  • Câm. Selfie: 4 MP, f/1.8 (abaixo da tela) e Câmera Cover: 10 MP, f/2.2
  • Bateria: 4400 mAh
  • Carregador: 11W Wireless, 25W e 4.5 reverse wireless

Samsung Galaxy Z Fold3 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Onde comprar?