A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está ganhando um novo design em 2022. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu através da resolução nº886 como será o novo layout da carteira de motorista para os brasileiros neste ano. A mudança irá acontecer aos poucos, então não há a necessidade de pressa para trocar a sua CNH pelo novo modelo.

De acordo com o Contran, a versão reformulada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) começará a ser emitida a partir do dia 1º de junho de 2022. Entretanto, não será necessário trocar a carteira de motorista imediatamente pela nova versão. O órgão regulador diz que o processo será realizado à medida que os condutores forem renovando ou emitindo a segunda via da CNH.

Quais foram as mudanças na nova CNH de 2022?

Nova CNH; Foto: Conselho Nacional de Trânsito
Nova CNH; Foto: Conselho Nacional de Trânsito

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de dezembro, a nova CNH terá como cores predominantes o verde e o amarelo, além de trazer uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista pode conduzir. Na primeira coluna da carteira de motorista teremos a identificação da categoria da CNH e em seguida haverá uma imagem do automóvel e uma indicação dizendo se o proprietário do documento está habilitado a dirigir aquele veículo.

Além do que foi dito acima, a CNH também irá informar se a pessoa possui apenas permissão para dirigir (indicado pela letra "P") ou se já possui uma carteira de motorista definitiva (indicado pela letra "D"). O documento também mostra se o condutor possui CNH para trabalhar e se tem alguma restrição médica.

QR Code da CNH

Desde o ano de 2017 as CNHs emitidas possuem um QR Code para armazenar todas as informações do documento, incluindo fotografia, com exceção da assinatura do motorista. Isso facilita a exibição do documento quando a polícia parar o veículo para alguma vistoria.