Segundo os dados da edição mais recente do Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo realizado pela Serasa, mais de 62,5 milhões de brasileiros estão negativados. Ou seja, mais da metade da população adulta do Brasil. Inclusive, dentro deste total, podem existir pessoas que sequer sabem da sua condição de inadimplente. É dito isso, pois às vezes a pessoa fica inadimplente por uma conta antiga que não tem conhecimento, ou que caiu no esquecimento.

Ter o nome sujo na praça, impede a pessoa de acessar várias coisas, como financiamento, consórcio, ter cartão de crédito, entre outros. Sendo assim, confira abaixo, como saber se você está com o nome sujo ou não.

O que é ter o nome sujo na praça?

Em suma, ter o nome sujo ou o CPF negativado é o que acontece quando a pessoa não paga uma conta dentro da data estimada. Sendo assim, a empresa credora cadastra o consumidor na base de inadimplência de um órgão de proteção ao crédito, como o Serasa.

Entretanto, antes de inserir você nesta lista, o consumidor ganha um comunicado. Seja através de carta ou de e-mail eletrônico. A mensagem informa ao consumidor, que ele tem uma pendência financeira com certa empresa, e dá um prazo para solucionar o problema. Caso a pessoa não solucione o problema, o nome dela é adicionado ao cadastro de pessoas inadimplentes. Depois desse período, a falta de pagamento deixa o CPF negativado.

Quais as restrições que uma pessoa sofre ao ter o nome negativado?

Dentre as principais preocupações de quem está com o nome sujo, estão as restrições que a situação traz. Em suma, é difícil conseguir um crédito, cartão de crédito, ou financiamento em uma instituição bancária quando se está com o nome sujo, por exemplo.

Estar com o nome negativado pode diminuir as chances de aprovação do crédito. Na análise de crédito, as instituições costumam avaliar o perfil financeiro de cada consumidor. Ao encontrar contas que não estão no dia, a empresa pode entender que é complicado ofertar crédito para a pessoa. E assim, pode recusar o pedido.

Ademais, os consumidores com nome sujo também podem ser impossibilitados de realizar compras parceladas. Também é possível abrir uma nova conta corrente, e encontrar problemas maiores para fazer a matrícula em instituições de ensino particulares.

Inclusive, há casos em que, com valores de dívidas muito altos, o dinheiro que a pessoa tem na conta, pode ser usado, de forma judicial, para pagar débitos. Além disso, os móveis e imóveis no nome da pessoa, também podem ser tomados. Entretanto, somente algumas empresas podem fazer isso, e precisam avisar o cliente com antecedência.

Como descobrir se o seu nome está sujo?

Em suma, para descobrir se o seu nome está sujo, é necessário consultar o CPF através do site, ou aplicativo da Serasa (Android | iOS). Lá, você pode ver se possui dívidas negativadas na base da Serasa. E se tiver, também é possível ver os detalhes sobre a sua dívida, como a data da negativação, valor pendente e dados da empresa credora.

O processo para ver se o seu nome está sujo, é muito simples:

  1. Acesse o site, ou o aplicativo da Serasa;
  2. Em seguida, clique em "Consultar CPF Grátis";
  3. Depois disso, digite o seu login e senha. Se você não tiver, realize um cadastro gratuito na hora;
  4. Feito isso, clique em "Meu CPF" e realize a consulta. Na mesma plataforma, você também pode ver o seu Serasa Score 2.0.

E quando a dívida prescrever, é necessário pagar pela mesma?

Depois de 5 anos de negativação, a dívida prescreve ou caduca. Sendo assim, ela deixa de aparecer como negativação na Serasa, e com isso, deixa de influenciar a sua pontuação de crédito.

Entretanto, as dívidas caducadas não desaparecem e nem são esquecidas. Elas ficam em aberto na empresa credora, bem como são passíveis de cobrança. Sendo assim, é necessário fazer o pagamento da dívida mesmo após esse tempo.