Se você teve um cartão de crédito, empréstimo, financiamento ou crediário negado em alguma empresa, você pode ter tido como resposta que seu score era baixo. E nem todo mundo sabe o que é o score de crédito ou como consultar o seu pela internet. Além de explicar isso à você, vamos também trazer algumas dicas para aumentar o seu score de crédito do SPC e Serasa e poder ter crédito em bancos e financeiras.

O que é o Score de crédito?

Primeiramente, é importante entender o que é o score de crédito usado pelo SPC e Serasa. Para que as empresas saibam se é confiável ou não emprestar dinheiro, fornecer um cartão de crédito ou financiar algo para uma pessoa, ela precisa saber como é o comportamento enquanto consumidor. E é basicamente essa informação que o seu score fornece.

O Score é uma classificação do cliente, que vai de 0 a 1000. Quanto mais próximo de 1000, mais bom pagador esse consumidor é. Isso quer dizer que ele paga em dia suas dívidas, e honra seus compromissos. Com essa informação, a empresa sabe que pode emprestar ou financiar para ele, que provavelmente será paga corretamente.

Já um cliente que está com o score mais baixo, provavelmente já entrou no SPC ou Serasa, não paga em dia suas contas e, portanto, não é tão confiável como pagador.

Classificação de Score de crédito

 O Score de Crédito pode ser classificado em baixo, médio e alto, como mostra o quadro abaixo:

Classificação de Score de crédito
Classificação de Score de crédito

 Quais dados são levados em conta para o score?

O Score leva em conta todo seu histórico financeiro, bancos em que você tem conta, cartões de crédito que você usa, crediários em lojas, financiamentos que você já fez, informações negativas em bancos, cartões de crédito, financeiras, telecomunicações, varejo e serviços, e até mesmo execuções judiciais, protestos, cheques sem fundos, ações de busca e apreensão, participação em empresas falidas ou em recuperação judicial e anotações de inadimplência.

Ele também leva em conta o quanto você ganha, se ter vínculo empregatício com alguma empresa ou empresa registrada em seu nome, sua movimentação financeira em conta corrente e os bens que você possui no seu nome.

Por último, o Score também é baseado na sua idade, pois considera o nível de inadimplência vai ter influência no seu score, e o local que você mora, considerando o volume de atividade econômica de sua cidade ou região.

Todas essas informações são usadas para que as empresas possam montar um mapa financeiro do seu CPF.

Resumindo, os dados importantes para o score de crédito são:

  • Registros no SPC e Serasa;
  • Idade;
  • Localização;
  • Renda;
  • Empresa em que trabalha;
  • Estado civil;
  • Outros integrantes da família que compõe renda com você;

O que acontece com quem tem score baixo?

Um score baixo pode ser muito prejudicial para a sua vida financeira. A começar pelo fato de que, quem tem um score baixo, tem dificuldade de adquirir cartão de crédito, empréstimo, financiamento de carro ou da casa própria, crediários, entre outros serviços oferecidos por bancos e instituições financeiras. 

Nos dia de hoje, é muito difícil viver sem um cartão de crédito, por exemplo. Sem um, você deixa de comprar produtos a prazo, não pode comprar produtos de lojas do exterior, como os sites da China, e até mesmo para se locomover na sua cidade pode ter dificuldade, haja visto que aplicativos de transporte como o Cabify, utilizam apenas cartão como forma de pagamento.

Podendo comprar a prazo, fica muito mais fácil adquirir produtos mais caros, pagando apenas uma pequena parcela por mês. Afinal, é preciso ter um salário muito alto para poder comprar tudo o que deseja a vista.

Por isso, recomendamos que você cuide do seu crédito, para que possa ter um score mais alto e viver melhor.