A pandemia do coronavírus pegou o mundo de surpresa. De repente nós não podemos mais abraçar quem amamos e sair pelas ruas, seja para uma caminhada ou para passear no shopping. Além disso, muitas empresas incorporaram a modalidade de trabalho em casa, para poupar os seus colaboradores de contrair COVID-19no transporte ou na própria empresa. Mas se para você está difícil trabalhar em casa, confira minhas 10 dicas para seu home office em 2020.

Antes de mais nada, acho que vale a pena dizer que eu trabalho nesta modalidade há cerca de 5 anos, e muito do que trago aqui para você é o aprendizado da minha própria experiência. Cometi muitos erros no começo, mas hoje estou adaptada e não troco por nada. Sem mais delongas, quero logo contar para você como faço para lidar organizar meu trabalho em casa.

10 dicas para seu home office em 2020

1. Estabeleça uma rotina de trabalho

Tá difícil trabalhar em casa? Veja 10 dicas para seu home office em 2020

Um dos maiores erros de quem começa a trabalhar no home office é não estabelecer rotinas. Aí, o que acaba acontecendo é que você não tem mais hora certa para acordar, para tomar café da manhã e nem para seus momentos de lazer. Outro problema comum é não trabalhar a quantidade de horas certas. Então você fica cansado ao trabalhar demais, ou procrastinando ao trabalhar de menos.

Para que isso não aconteça, é fundamental que você estabeleça horários para cada atividade do seu dia, incluindo o trabalho. Mantenha uma rotina, programe-se. Estipule horários para cada atividade, seja profissional ou pessoal.

2. Vista-se para o trabalho

Tá difícil trabalhar em casa? Veja 10 dicas para seu home office em 2020

Trocar de roupa antes de começar a trabalhar o ajudará a mudar seu estado emocional, do lazer e do descanso para o modo de trabalho. Não há necessidade de se vestir formalmente, mas você certamente se sentirá melhor se não usar pijama o dia todo. O ideal é você, assim que acordar, tomar seu banho e arrumar seu cabelo, como fazia antes, e colocar uma roupa que você pudesse sair para a rua.

3. Tenha um espaço de trabalho ergonômico

Postura adequada para trabalhar em seu computador.

O segundo erro mais comum ao trabalhar em casa é achar que poderá trabalhar em qualquer lugar. Eu já cometi este erro, e paguei com uma bela dor nas costas. Isso porque não sentar-se em um local adequado para trabalhar pode lhe render dores, muitas dores.

Antes de mais nada, você precisa de uma mesa e uma cadeira confortáveis, e que permitam que você fique em uma postura adequada, como na imagem acima.

4. Ambiente correto

Tá difícil trabalhar em casa? Veja 10 dicas para seu home office em 2020

Além de ficar na postura correta, seu local de trabalho precisa ser silencioso, limpo e agradável, para que você possa se concentrar no que está fazendo. Evite sentar-se perto da televisão ou mesmo deixar que seus filhos ou seus pets lhe tirem a concentração no trabalho.

Pode ser uma sala separada em sua casa ou um canto separado em seu apartamento. Ele só precisa ser um lugar onde você possa colocar sua mente no espaço certo para trabalhar. Você também pode se movimentar, se começar a se sentir desconfortável em um ponto. Isso pode imitar o mesmo movimento que você faz no escritório.

5. Agende pausas e descanse um pouco

Tá difícil trabalhar em casa? Veja 10 dicas para seu home office em 2020

Como você está trabalhando longe de seus surpervisores, converse com eles sobre a possibilidade de fazer pausas. E se você trabalha por conta própria, reserve um tempo adequado durante o dia para se afastar da tela do computador e do telefone.

Uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos parecem ser o padrão para quem faz uma jornada de 8 horas. Isso quer dizer que você deve parar 15 minutos a cada 2 horas pelo menos. E na hora do almoço, se desligue do computador por 60 minutos. Nesse período de descanso, tente se afastar das telas, incluindo o celular. Dê um descanso para sua cabeça e seus olhos.

6. Aproveite o tempo para aprender

Tá difícil trabalhar em casa? Veja 10 dicas para seu home office em 2020
Sabe aquele tempo que você perdia no trâ
nsito? Aproveite ele para aprender algo novo. É uma excelente oportunidade para fazer cursos, e devido à pandemia, diversas instituições pagas estão oferecendo alguns de seus cursos grátis.

Além disso, você pode tirar sonhos do papel. Sempre sonhou em tocar um instrumento? Saiba então que existem vários aplicativos para aprender a tocar violão ou guitarra, por exemplo. Agora, se você curte mais fazer fotos, pode aproveitar seu novo tempo livre para aprender mais sobre isso com os nossos artigos sobre fotografia.

Entretanto, se você não quer se comprometer com um curso, outra possibilidade de aprender algo é lendo livros. Assim como no caso dos cursos, diversas empresas estão oferecendo material pago de forma gratuíta, para ajudar as pessoas a passar por este momento. Aqui eu indico 5 aplicativos para ler livros de graça durante a quarentena.

7. Comunique-se por vídeo

Tá difícil trabalhar em casa? Veja 10 dicas para seu home office em 2020
Um dos problemas que o isolamento social pode acarretar é a falta de
comunicação. Como você não está indo para a empresa, pode ser que esteja falando menos com seus colegas de trabalho, e até mesmo com amigos e familiares, devido a impossibilidade de fazer encontros.

Use as chamadas de vídeo para se comunicar com colegas de equipe. Não se atenha ao telefone, pois assim você acabará perdendo a comunicação visual e não verbal. A chamada de vídeo nos proporciona comportamentos mais próximos de uma interação cara a cara. Para isso, confiras as minhas 7 dicas para melhorar suas vídeo chamadas durante a quarentena.

8. Exercite-se em casa

Tá difícil trabalhar em casa? Veja 10 dicas para seu home office em 2020

Letargia e ganho de peso podem ser um problema para quem trabalha em casa. Ao ir pra empresa, você geralmente tem que caminhar, pelo menos um pouco. E trabalhando em casa, sua came fica muito perto do seu computador.

Além disso, muitas empresas oferecem aos colaboradores ginástica laboral, outras oferecem academia. Como tudo isso é impossível durante a pandemia, o jeito é se exercitar em casa mesmo. E não é tão difícil quanto parece. Existem milhares de vídeos ótimos no YouTube, especialmente agora. Também há excelentes opções de aplicativos, como esta nossa lista de 5 apps para se exercitar em casa.

Entretanto, tenha em mente que você precisará de disciplina e um plano de exercícios. Se para você é difícil fazer isso sozinho, saiba que muitos profissionais treiners estão atendendo por vídeo chamada. É uma excelente maneira de ter acessoria para se exercitar e também de ter um compromisso com a sua saúde.

9. Mantenha uma alimentação saudável

Tá difícil trabalhar em casa? Veja 10 dicas para seu home office em 2020

Além dos exercícios físicos, existem outras maneiras de se manter saudável. A principal é a alimentação. Além de manter a forma, uma alimentação correta ajuda a melhorar sua imunidade, tão importante durante uma pandemia de coronavírus.

Se você está tendo problemas com alimentação em excesso ou alimentos que prejudicam a saúde, consulte um nutricionista. Há diversos atendendo por chamadas de vídeo, e que podem ajudar você a encontrar uma dieta balanceada e ideal para seu sexo, idade e peso.

10. Cuide da sua saúde mental

Tá difícil trabalhar em casa? Veja 10 dicas para seu home office em 2020

Você pode fazer outras atividades que melhoram a sua saúde, como as da saúde mental, por exemplo a meditação e ioga. Não estamos vivendo um momento fácil. Além da crise sanitária, todos temos medo deste vírus e das consequências nas nossas vidas financeiras.

Como se não bastasse, estamos longe dos amigos e familiares, e o isolamento social é bastante prejudicial para a nossa saúde mental. Além do ioga e meditação, tire um momento do dia para fazer coisas prazerosas. Se você mora sozinho ou com seu conjugê e não tem filhos, como eu, adote pets. Eles nos ajudam muito a ficar mais alegres e felizes.

Também não exite em procurar ajuda psicológica. Assim como no caso de um personal trainer e de um nutricionista, a galera da psicologia também está fazendo atendimento remoto, e podem lhe ajudar muito com essas crises, que estamos todos tendo.

E acima de tudo, seja positivo. Em breve tudo isso deve acabar, e voltaremos a nossa vida normal, cheia de encontros, abraços e passeios pelas ruas.

Por fim, absorva dessas dicas o que funciona melhor para você. Cada um de nós, além de viver diferentes realidades, funcionamos de maneiras diferentes. Então saiba que você pode não se dar bem com algumas dicas, enquanto outras pode ser ótimas para você. Sinta-se à vontade para usar as dicas que lhe fazem sentido.