Como manter o relacionamento com os familiares e amigos enquanto está em isolamento domiciliar? A resposta é simples. Hoje em dia, com as redes sociais e os aplicativos de conversa, a presença virtual é o meio que vem sendo mais utilizado pelas pessoas durante a pandemia. E para melhorar suas vídeo chamadas durante a quarentena, reservamos essas 7 dicas importantes.

As empresas que administram esse tipo de aplicativo e plataformas estão registrando um aumento considerável na utilização dos meios para conversação por vídeo. A Microsoft, por exemplo, registrou em um mês um aumento de 70% de usuários. O número é ainda maior em relação aos minutos de chamadas nas contas do Skype, o principal aplicativo de vídeo chamada, com um aumento de 220% comparado ao mês anterior.

Já o Whatsapp teve um aumento de 76% em chamadas de vídeo desde o começo da pandemia do COVID-19.
O uso das redes sociais Facebook e Instagram tiveram aumento por conta da pandemia, que já atinge mais de 160 países no mundo. Os dois aplicativos juntos tiveram 40% mais acessos que normalmente.

7 dicas para melhorar suas vídeo chamadas durante a quarentena

Desde iluminar seu rosto adequadamente, deixar seu apartamento mais limpo e impedir que seu gato apareça em suas reuniões, aqui estão algumas dicas para melhorar suas vídeo chamadas durante a quarentena.

1. Encontre um espaço silencioso

Verifique se o microfone e a câmera estão funcionando corretamente, configure o áudio do seu celular para garantir a quem estiver na videochamada que possa ouvi-lo bem. Você também precisa encontrar um espaço silencioso. Procure um quarto, escritório ou outro local silencioso da sua casa para que você possa transmitir a vídeo chamada com áudio estável e com qualidade.

2. Use um fundo limpo e claro

7 dicas para melhorar suas vídeo chamadas durante a quarentena
7 dicas para melhorar suas vídeo chamadas durante a quarentena
7 dicas para melhorar suas vídeo chamadas durante a quarentena

Após encontrar um local silencioso, você precisa encontrar um bom plano de fundo, o que é extremamente importante quando você aumenta o zoom. O ideal é você ter uma parede limpa e clara, de preferência branca. A parede pode incluir arte, plantas ou livros, mas deve ser algo organizado, valorizando os objetos decorativos e o ambiente. Cuidado com o excesso de brilho ou cores vibrantes, pois os olhos podem ser direcionados para isso, em vez de você.

3. Olhe em direção a câmera

A melhor prática é garantir que sua câmera esteja no nível dos olhos ou logo acima do seus ombros, para que você esteja olhando diretamente para cima e em direção a câmera. Um erro comum é posicionar a câmera abaixo do do nível dos olhos. Isso força você olhar para baixo. Para ajudar a encontrar a altura ideal e o melhor enquadramento, você pode usar o livros ou suportes para filmar.

4. Chegue perto

A dica acima é muito importante, pois você deve se posicionar a uma certa distância da câmera para ficar visível apenas dos ombros para cima. Isso é bom para que as pessoas possam olhar nos seus olhos e ver suas expressões faciais. Você também vai poder ver as expressões faciais das pessoas com quem conversa.

Essas dicas visuais simulam as conversas pessoais, criando um ambiente de reuniões e encontros. Na era do distanciamento social, você tem que ficar a um metro e meio de distância das pessoas quando estiver fisicamente com elas, mas na vídeo chama, você pode ficar muito mais perto.

5. Luz na medida certa

Agora que você está pronto, você precisa da iluminação. Isso é complicado e pode levar algum tempo para acertar, então seja paciente. A sala em que você está deve ficar suficientemente iluminada, para que a outra pessoa possa ver seu rosto com clareza. Lembre-se de não exagerar, pois muita luz tornará seu rosto muito iluminado, e muita luz no fundo tornará seu rosto muito escuro.

Portanto, não se acomode diretamente sob a iluminação da frente de uma janela. Um truque aqui é posicionar uma lâmpada atrás ou lado do seu celular ou computador. Ela iluminará seu rosto sem uma sobrecarga ou luz de fundo.

Como a iluminação correta leva tempo para ser alcançada, reserve alguns minutos a mais para corrigir o erro antes de cada uma das suas vídeo chamadas. Além disso, lembre-se de que a luz é diferente dependendo da hora e do clima.

6. Olhe para a câmera

Pode ser difícil lembrar, mas isso é muito importante: tente olhar para o centro da câmera, não para si mesmo, para que a pessoa com quem você está em vídeo chamada consiga ver seus olhos. Quando você olha diretamente para a câmera, parece que, no outro extremo da sua videochamada, está olhando nos olhos de quem estiver conversando com você.

Mas de tempos em tempos, olhe também para a imagem da pessoa com quem você conversa. De vez em quando, durante suas vídeo chamada, tente memorizar onde você está olhando. E se você não estiver olhando para a câmera, focalize novamente o seu olhar.

7. Use fones de ouvido com microfone

Se você não consegue ouvir ou os outros não conseguem ouvir você, qual é o sentido de fazer uma vídeo chamada? Depois de descobrir como se ativar o som, é melhor usar fones de ouvido com microfone para evitar ruídos ou ecos indesejados. Isso também é bom para quem mora com você não se incomode com o barulho.

Por exemplo, fones de ouvido padrão da Apple ou fones genéricos com microfone embutido no cabo funcionam muito bem. Os fones de ouvido Bluetooth também podem funcionar, embora algumas vezes a conexão esteja com defeito, o áudio pode demorar pra ser reproduzido à você.

8. Cuidado com os animais

Se você tem pets, convém mantê-los longe na hora que você for fazer uma vídeo chamada. Isso porque seu gatinho ou cachorro não sabe que você está conversando com alguém do outro lado, e eles podem causar distração ao passar pelo fundo. Outro problema que pode ocorrer é o barulho de latidos ou miados, que podem atrapalhar o audio que a pessoa recebe de você.