Devido a pandemia de Coronavírus que atinge o mundo inteiro atualmente, especialmente o Brasil que é o segundo país com mais casos de COVID-19, muitas empresas adotaram o home office. Dessa forma, é possível manter a produtividade e os negócios da empresa sem por em risco a vida dos colaboradores. Mas muita gente que nunca trabalhou em casa, pode se perguntar quais são as vantagens de trabalhar em casa no estilo home office. Eu trabalho há cerca de cinco anos dessa forma, e aqui trago minha experiencia pessoal, falando sobre o que mudou na minha vida para melhor.

Lembrando antes de mais nada que para trabalhar em casa, é preciso ser disciplinado. Isso porque você mesmo é o maior responsável por controlar sua produtividade e organizar seus horários e atividades. Então, siga comigo nessa leitura e veja quais as vantagens de trabalhar em casa por quem está nesse modelo de trabalho bem antes da pandemia.

As 8 melhores vantagens de trabalhar em casa (Home Office)

1. Evite doenças contagiosas

As 8 melhores vantagens de trabalhar em casa (Home Office)

Sim, agora mais do que nunca, existe a possibilidade de você contrair doenças contagiosas no transporte público ou no escritório. Mas além do coronavírus, existem muitas outras doenças contagiosas por aí, como a gripe influenza, conjuntivite, sarampo, catapora, etc. E ao ficar mais em casa, você evitar todas essas doenças.

Falando em gripe, também voce pode estar evitando o resfriado, já que não terá mais que sair para a rua de manhã cedo ou tarde da noite, especialmente agora no inverno.

2. Diga adeus ao congestionamento

As 8 melhores vantagens de trabalhar em casa (Home Office)
Quanto tempo você perdia no trâ
nsito? Porém, quanto tempo você demora para se deslocar da sua cama até o seu computador? Trabalhar em casa tem essa vantagem obvia, mais muito importante. Quando você vai presencialmente para o escritório, pode considerar dizer que esse tempo de deslocamento é uma parte da sua rotina diária perdida. Mas esse tempo será novamente seu ao trabalhar remotamente.

Uma pesquisa diz que o brasileiro perde por ano em média 32 dias no trânsito. Por dia, são perdidos em média 1h20 no deslocamento de ida e volta, podendo chegar a 2h07 diariamente no trânsito. Se você está a uma distância significativa de onde trabalha e precisa viajar durante os horários de pico, pode passar mais de 15 horas por semana no trânsito. Todos nós precisamos trabalhar, mas a pergunta de quanto tempo você perde viajando é necessária.

3. Você será menos estressado

As 8 melhores vantagens de trabalhar em casa (Home Office)
Trabalhar remotamente praticamente elimina esse tempo perdido e pior,
estressante. Todo esse tempo que você recuperará por não ter que ficar preso no trânsito diariamente, pode ser gasto em coisas que valem mais a pena.

Se você pode trabalhar em casa, também terá um pouco mais de flexibilidade em onde morar, podendo até mesmo sair da cidade grande e morando em um lugar mais tranquilo. Isso porque você não ficará preso a uma localização específica para estar a uma curta distância de seu escritório, e pode morar aonde quiser.

Além disso, a capacidade de trabalhar remotamente permite que seu dia comece um pouco menos apressado, o que define um humor melhor para o resto do dia. Esse tempo economizado podem ser dedicados a praticamente qualquer coisa. Você pode passar mais tempo com a família, com seu pet, adquirir um hobby, começar a se exercitar regularmente ou investi-lo em estudo e cursos online.

4. Economize tempo e dinheiro se produzindo para trabalhar

As 8 melhores vantagens de trabalhar em casa (Home Office)
O tempo que você economizará trabalhando remotamente não é a única vantagem em não se deslocar.
Como sua casa agora é seu espaço de trabalho, você pode gastar menos tempo se produzindo para o trabalho.

Isso não significa necessariamente que você deva trabalhar de pijama. É importante continuar tomando banho e, pelo menos, vestir roupas decentes para manter uma mentalidade de trabalho. Isso ajuda a manter esse equilíbrio saudável entre o trabalhador profissional e o profissional em casa.

Mas você não precisa se maquiar ou passar perfume para trabalhar em casa. Além disso, não precisa gastar mais em sapatos caros ou roupas de marca. No máximo você terá que usar uma camisa decente e pentear o cabelo, caso precise fazer uma video chamada com a equipe de trabalho ou clientes.

5. Mais economia de dinheiro

As 8 melhores vantagens de trabalhar em casa (Home Office)
Outro dinheiro que você vai poupar trabalhando remotamente é que você pode
economizar muitos reais em alimentação na rua e transporte como ônibus ou Uber, ou ainda dinheiro para a gasolina do seu carro. E se você vai de carro, ainda tem os custos de estacionamento, manutenção do carro e seguro automotivo. E não podemos esquecer que rodar menos quilômetros com seu carro prolongará sua vida útil.

6. Defina seu próprio horário

As 8 melhores vantagens de trabalhar em casa (Home Office)
Embora algumas empresas
possam estabelecer horários de trabalho mesmo em home office, outros negócios permitem que você defina seu próprio horário. E para esses, esse pode ser o maior benefício de trabalhar em casa.

Pode ser difícil encontrar um equilíbrio saudável entre sua vida doméstica e suas responsabilidades profissionais. Depois de encontrar um bom equilíbrio, no entanto, a flexibilidade e a liberdade que acompanham o trabalho remoto podem ser libertadoras e fortalecedoras.

Além de definir seu próprio horário, caso você trabalhe por produção, também poderá gerenciar sua vida não profissional com muito mais facilidade. Você vai adorar poder cuidar de tarefas como compras de supermercado ou mesmo a limpeza da sua casa. Os compromissos podem ser agendados em horários mais convenientes para você.

E se você é uma coruja da noite que trabalha melhor depois que o sol se põe, você será muito beneficiado pelo home office. Entretanto, talvez seja necessário alguns ajustes no horário de trabalho para acomodar chamadas de videoconferência, telefonema para clientes ou visitas ocasionais ao escritório. Mas, na maioria dos casos, você poderá decidir quando trabalhar.

7. Trabalhar remotamente pode aumentar a produtividade

As 8 melhores vantagens de trabalhar em casa (Home Office)
Pense em quantas interrupções e distrações você
tém no trabalho. Há um ruído operacional constante no escritório, colegas de trabalho chegando à sua mesa para conversar ou fazer uma pergunta, conversas sobre futilidades e reuniões para participar.

Um ambiente de escritório pode restringir a produtividade, que é um problema que você não terá ao trabalhar remotamente. Uma pesquisa descobriu que 86% dos trabalhadores sentem que são mais produtivos trabalhando em casa.

Uma pesquisa de 2013 do Banco de Montreal (BMO) no Canadá constatou que 65% dos gestores viram aumentos de produtividade com trabalhadores remotos. Outros estudos e pesquisas mostram que os trabalhadores ficam muito mais envolvidos com seu trabalho, e perdem menos dias do que aqueles que trabalham fisicamente.

Desenvolver um regime de trabalho produtivo e bloquear as distrações exclusivas de um ambiente de trabalho doméstico pode exigir um pouco de esforço. Entretanto, depois de dominar isso, é possível que você nunca mais queira ir até o escritório.

8. Crie seu próprio espaço de trabalho personalizado

As 8 melhores vantagens de trabalhar em casa (Home Office)
Projetar o espaço de home office para obter produtividade máxima é uma parte essencial do desenvolvimento e manutenção de uma rotina produtiva de trabalho em casa. Um dos grandes benefícios do
trabalho à distância é que você pode moldar seu próprio design de espaço de trabalho da maneira que desejar.

A maioria dos espaços no escritório é estéril e possui péssima iluminação artificial. Esse tipo de ambiente de trabalho pode dificultar o foco e tirar o máximo proveito da sua produtividade. Já um escritório doméstico feito sob medida e adaptado às suas necessidades de trabalho oferece mais flexibilidade, e deve resultar em uma melhor produtividade, além de mais conforto.

Comece escolhendo um bom local para o seu escritório em casa, de preferência uma sala com muita luz natural. Você também precisa de uma sala que seja um pouco mais distante do resto da sua casa, para evitar interrupções e incentivar um fluxo de trabalho consistente.

Seu escritório doméstico personalizado deve ser projetado para tornar as tarefas de trabalho realizadas com mais freqüência, o mais fácil e conveniente possível. Manter a ordem no escritório aumentará a produtividade, para garantir que o design do seu escritório em casa torne o mais fácil possível a organização.

Está com saudades dos colegas de trabalho?

Infelizmente, neste momento não temos muito o que fazer. Na verdade, temos que ficar em casa o máximo possível para ajudar a conter a pandemia de coronavírus. Exatamente por trabalhar em casa, meus momentos de saída para a rua eram de grande alegria. Infelizmente, não estou mais fazendo isso por causa da pandemia. Mas tenho esperança de que em breve poderei sair novamente, assim como todos nós. Por hora, o melhor é se resguardar em casa e esperar tudo isso passar.

Sobre as saudades dos colegas de trabalho e amigos, tente amenizar este problema fazendo ligações, vídeo chamadas e juntos tracem vários planos para quando a pandemia acabar.