Com a pandemia de Coronavírus, muitas pessoas foram migradas de escritórios para o trabalho em casa, a fim de evitar a propagação do COVID-19. Porém, um grande problema de muitos é que em casa não havia um ambiente adequado para desempenhar suas tarefas. E se você encontra nesta situação e está pensando em como criar um layout funcional para o seu home office, aqui reunímos 10 dicas fundamentais para seu planejamento.

É importante levar em conta que se o design do seu home office estiver localizado em um anexo, como um quarto pequeno ou apenas no canto da sala, há alguns itens essenciais que você deve considerar. Além disso, pense no conforto, pois você possivelmente passará muitas horas do dia trabalhando neste local.

Além disso, o local deve ser calmo e que favoreça a concentração, dicas que deixei neste post e convido você a ler. Outro post que fiz sobre o assunto é o que eu falo sobre as vantagens de trabalhar em home office. Vale a pena conferir!

10 dicas para criar um layout funcional para seu home office

1. Cuidado com a localização

10 dicas para criar um layout funcional para seu home office

Você pode montar seu home office de formas e tamanhos diferentes. Pode ser uma sala separada ou até mesmo no seu quarto. A chave para selecionar o local certo para o seu escritório é pensar em onde e quando você executa seu trabalho.

Se você é uma pessoa ocupada e com filhos, um local próximo a cozinha pode ser ideal para o seu home office. No entanto, se você mora sozinho ou apenas com um companheiro, convém selecionar um espaço sem distrações na sua casa.

2. É necessário ter espaço suficiente

10 dicas para criar um layout funcional para seu home office
Selecionando uma mesa e cadeira
Deixe espaço suficiente para trabalhar confortavelmente. Pergunte a si mesmo se você será capaz de se mover facilmente de um lado para o outro, levante-se e sente-se no seu local de trabalho. É fácil subestimar quanto espaço você precisa.

Para evitar errar no espaço, use a mesma regra prática que os designers profissionais usam para criar uma estação de trabalho: tenha pelo menos 150 cm de largura e 210 cm de profundidade.

3. Aproveite todo o espaço

10 dicas para criar um layout funcional para seu home office

Se você mora em um apartamento ou casa pequena, talvez a economia de espaço seja muito importante para você. Por isso, é essencial usá-lo com eficiência. Pendure prateleiras nas paredes para retirar papéis e equipamentos da sua mesa, e use pastas de arquivos verticais sobre a mesa para manter papéis importantes ao alcance do braço.

Se você preferir uma mesa limpa, planeje um designe com gavetas para seus papéis. Nichos também podem ser uma boa alternativa às estantes de livros, pois cada espaço pode ser usado para livros e outros itens do seu escritório.

4. Selecionando uma mesa e cadeira

Selecionando uma mesa e cadeira
Selecionando uma mesa e cadeira
É essencial escolher a mesa e a cadeira certas para o seu home office. Selecione uma mesa que seja larga o suficiente para o seu computador outras coisas necessárias para fazer seu trabalho. Um exemplo é uma impressora, ou um espaço para deixar papéis do seu trabalho. O ideal é uma mesa de pelo menos 120 cm de largura. Porém, se você usa apenas um notebook e nada mais, o espaço pode ser bem menor. A maioria das pessoas considera a largura de 150 cm ou mais a mais confortável.

Embora uma mesa de altura ajustável seja ideal, nem sempre é viável ter uma dessas em casa. Neste caso, escolha uma mesa que não seja muito alta. Algo em torno de 70 a 75cm de altura é uma faixa aceitável. Invista em uma cadeira de boa qualidade, confortável e ajustável, se possível. Seu pescoço e suas costas vão agradecer.

5. Armazenamento e Prateleiras

10 dicas para criar um layout funcional para seu home office

O local aonde você vai armazenar os materiais para o seu trabalho geralmente é ignorado ao projetar um home office, mas isso pode realmente afetar sua produtividade. Certifique-se de incluir prateleiras ou armários suficientes para suas necessidades de armazenamento.

Considere o seu fluxo de trabalho: O que entra, onde fica enquanto está sendo trabalhado e para onde vai quando concluído? Coloque sua caixa de entrada na mesa ou ao lado dela. Mantenha seu trabalho atual ao alcance do braço. Localize o seu sistema de arquivamento nas proximidades.

Não se esqueça dos materiais de referência. Se você usar manuais, catálogos ou livros de referência, deixe-os perto da sua mesa para mantê-los à mão.

6. Decore seu home office

10 dicas para criar um layout funcional para seu home office
A menos que você queira um visual extremamente
minimalista, escolha extras que tragam uma sensação confortável ao seu escritório, como uma bonita caneca para usar como porta-lápis, notas autoadesivas ou um cesto de lixo decorativo.

Envolva seu quadro de avisos em um lindo tecido e até mesmo deixe sobre a sua mesa plantas que você gosta, para trazer um frescor. Traga a arte para seu home office, e não precisa investir em quadros caros. Pode até mesmo ser um desenho emoldurado dos seus filhos.

7. Livre-se dos fios

10 dicas para criar um layout funcional para seu home office

Um fio aqui, outro fio ali, e quando você vê, sua mesa de trabalho é um emaranhado sem fim. Sempre que possível, opte pelas tecnologias sem fio, como impressora Wi-Fi, mouse e teclado Bluetooth. Além disso, para os fios que são inevitáveis, adicione um ilhó na mesa para conduzir os fios para baixo dela. Prenda os fios visíveis na parte inferior da mesa. Reúna os fios soltos ao longo do chão, juntamente com um domador de cabos simples.

8. Iluminação

10 dicas para criar um layout funcional para seu home office

Uma boa iluminação é fundamental para qualquer espaço de trabalho. Escolha um local com luz natural. Persianas ou cortinas translúcidas podem ajudar a reduzir o brilho, sem escurecer o ambiente. Você pode aprimorar a luz natural incluindo um espelho, ou deixando as paredes com cores claras.

Uma luz de teto fornece boa iluminação geral, especialmente se você trabalha a noite. Mas se você vai trabalhar a noite em um local com mais pessoas, talvez seja interessante usar um par de luminárias de piso. Você também pode usar uma luz de mesa para fornecer iluminação na medida certa.

9. Vista

10 dicas para criar um layout funcional para seu home office

Aproveite ao máximo a vista de sua janela. Para isso, posicione sua mesa de frente para as janelas ou em um local onde a tela do computador não seja afetada. Caso você não tenha uma boa vista de uma janela, posicione sua mesa de frente para a porta, ou coloque uma arte agradável e inspiradora acima de sua mesa. Qualquer um deles dará a seus olhos um descanso visual, e algo para focar quando você desviar o olhar do trabalho.

10. Pinte as paredes com uma cor que ajude no trabalho

10 dicas para criar um layout funcional para seu home office

Esqueça o bege de escritório. Você precisa de uma cor que faça seu motor funcionar. Para algumas pessoas, essa é uma cor brilhante e alegre, como laranja ou verde limão. Outros precisam de um tom calmo, como o verde claro ou o azul céu.