Está mais simples ter todos os documentos pessoais na palma da mão, mais especificamente, no celular. E o RG é um deles. O documento é seguro e vale em todo o Brasil, da mesma forma como a versão impressa. Diante disso, é fundamental saber como baixar o RG Digital no seu smartphone.

As versões digitais de diversos documentos auxiliam os brasileiros no dia a dia. Afinal de contas, não é necessário sair com todos os documentos na bolsa ou na carteira. Sendo assim, para baixar o RG Digital, você deve ter acesso à internet.

Compreender como baixar o RG Digital pode ser algo muito importante para quem busca ter acesso a todos os documentos de forma digital. A prática evita a necessidade de carregar todos os documentos de forma física, algo que eleva a chance de perda. Sendo assim, confira abaixo, mais detalhes.

Qual a diferença entre o RG Digital e RG Único (novo RG)?

Antes de mais nada, é necessário ressaltar que há diferença entre o RG Digital ou RG Único (novo RG). A partir do novo documento, não devem mais ser criados números distintos para o RG e o CPF, apenas o número do Cadastro de Pessoa Física será usado na identificação.

Porém, o documento tem prazo de 2023 para ser implementado, e quando isso for realizado, ele poderá ser acessado de forma digital, via plataforma Gov.br e validado via QR Code. Enquanto isso, o RG Digital é um app ofertado por vários estados, já que eles devem emitir o documento.

Como baixar o RG Digital no seu smartphone?

Diferente de outros documentos digitais, como o CPF, por exemplo, a emissão do RG é realizada por cada estado. Sendo assim, não são todos os que ofertam uma plataforma online que disponibiliza o acesso aos documentos.

Apesar disso, separamos a seguir, uma lista com todos os que ofertam a modalidade. Confira abaixo:

Estado Plataforma
Alagoas Android | iPhone
Distrito Federal Android | iPhone
Goiás Android | iPhone
Pará Android | iPhone
Paraíba Android | iPhone
Rio de Janeiro Android | iPhone
São Paulo Android | iPhone

Como fazer o RG Digital?

  1. Baixe e instale o app do RG Digital do seu estado;
  2. Em seguida, escolha a opção "Adicionar RG";
  3. Feito isso, realize o escaneamento do QR Code disponível no verso do documento físico;
  4. Logo após, faça a prova de vida por meio do reconhecimento facial;
  5. Depois disso, crie uma senha para acessar o documento;
  6. Por fim, você já vai poder ver e acessar sempre que desejar, o seu RG Digital.

Como pedir a 2ª via do RG Digital?

No caso de perda ou furto do documento, a segunda via é necessário. Em suma, você pode fazer o pedido diretamente nas Secretarias de Segurança Pública (SSP) do seu estado. Ou ainda, nos postos da Polícia Civil do seu município.

Para isso, basta marcar um horário e ir nas unidades com os documentos solicitados:

  • Duas fotos 3×4 originais e recentes;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento (caso seja casado);
  • CPF;
  • Boletim de Ocorrência (no caso de roubo ou furto).

É obrigatório fazer o RG Digital?

Como não são todos os estados que ofertam a versão digital do documento, não é obrigatório tirar o RG Digital. Porém, se você mora em um dos estados que oferta o doc, pode ser interessante baixar o mesmo.

Além de você poder concentrar todos os documentos no seu celular, você evita ter que carregar sempre todos os documentos de forma física. Assim, reduz a possibilidade de ter o documento roubado, ou ainda, de perder o mesmo.