Em 2022, acontecem as eleições presidenciais no Brasil. Em suma, esse é um importante momento no qual os brasileiros se preparam para exercer os seus direitos civis de votar, e escolher os seus representantes pelos próximos anos.

Diante disso, é fundamental preparar o título de eleitor. Inclusive, quem quiser, pode usar a versão digital do documento no app e-Título (disponível de forma gratuita tanto para Android quanto para iOS). Sendo assim, confira abaixo, como deixar tudo pronto para usar a versão digital do título de eleitor. Dessa forma, você pode deixar tudo pronto para usar no mês de outubro.

Como usar o e-Título?

Criado em 2018, o e-Título se trata de um aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui o tradicional título de eleitor impresso no dia das eleições. É possível baixar o aplicativo em qualquer plataforma para uso no celular ou no tablet.

Em suma, ele oferta muitas facilidades e possibilita o acesso rápido às informações eleitorais. Além de fornecer a via digital do título de eleitor, o e-Título gera certidões de quitação eleitoral, e de crimes eleitorais. Além disso, o app emite e paga multas, e permite consultar o local de votação.

Também é possível justificar a ausência às urnas, e se inscrever como mesário voluntário, entre outros serviços. Dessa forma, não é necessário ir até um cartório eleitoral.

  1. Para usar o e-Título, o eleitor precisa:
  2. Abra o aplicativo e-Título no celular;
  3. Em seguida, aceite os termos de uso, e clique em Continuar;
  4. Feito isso, adicione os dados solicitados: o seu nome completo, data de nascimento, CPF, nome da mãe e do pai, e toque em Entrar no e-Título;
  5. Depois disso, o sistema vai pedir que você responda às perguntas para confirmar a sua identidade. Todas elas se baseiam em informações já fornecidas no seu cadastro. Vale ressaltar que se você errar alguma resposta, o sistema vai gerar outra sequência com questões diferentes. Quando eu simulei o cadastro, precisei responder às questões abaixo:
    • Confirmei qual é a minha profissão e toquei em Próximo;
    • Depois disso, confirmei qual a minha cidade natal, e toquei em Próximo;
    • Em seguida, confirmei qual é ou já foi, o meu endereço, e toquei em Finalizar;
  6. Na última tela, crie uma senha e confirme essa sequência. Caso já tenha acessado o app antes, é preciso informar a combinação criada ou tocar em Esqueci minha senha para refazer o processo.
Como configurar o e-Título.
Como configurar o e-Título.
Como configurar o e-Título.
Como configurar o e-Título.

Depois de finalizar todas as etapas acima, o app exibirá os dados presentes na versão física do título de eleitor, inclusive a zona e a seção eleitoral. Se o eleitor já tiver o cadastro biométrico (impressões digitais, fotografia e assinatura), o app apresentará a sua foto, facilitando a identificação no momento do voto.

Dessa forma, você pode ir para a sala de votação, sem precisar apresentar o RG, passaporte ou CNH. Caso contrário, será preciso levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário no dia da votação.

Ademais, se a pessoa souber a seção e o local de votação, não precisa apresentar o título de eleitor. Basta levar um documento oficial com foto.

Por fim, é importante ressaltar que para as eleições de 2022, o TSE determinou que o eleitor precisa entregar o smartphone antes de seguir para a cabine de votação.