Saber como consultar a situação do seu Título de Eleitor de forma online, é um cuidado muito importante, em especialm em ano de eleição. Com o momento de votar cada vez mais perto, e com o prazo para regularizar o título terminando, nada melhor do que consultar e corrigir qualquer problema.

Em suma, a consulta pode ser feita por meio do site oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), bem como pelo aplicativo E-Título onde a consulta é feita de forma automática. A consulta da situação do Título de Eleitor possibilita saber se o título de eleitor está regular, se a sua biometria foi coletada, bem como se existem problemas nos dados cadastrais.

O processo para ver se o seu título está regular é muito simples. Sendo assim, confira abaixo, como realizar o procedimento. Além disso, confira as principais dúvidas e respostas referente ao assunto.

Como consultar se o meu título de eleitor está regular pela internet?

  1. Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (Web);
  2. Em seguida, na aba "Situação Eleitoral", digite o seu nome completo, CPF ou número do título de eleitor;
  3. Logo após, clique em "Consultar";
  4. Depois disso, confirme o reCAPTCHA para finalizar a solicitação;
  5. Feito isso, você terá consultado a situação do título eleitoral com sucesso.

Como regularizo a situação do meu título eleitoral?

Em suma, você pode regularizar o seu Título de Eleitor por meio da atualização dos dados cadastrais através do portal "Título Net" do TSE. Ao acessar o site, basta selecionar seu UF, digitar as suas informações cadastrais e escolher a opção que se enquadra com o seu título de eleitor.

E caso a situação eleitoral do seu título esteja irregular, é possível consultar todos os seus débitos como eleitor, bem como evitar possíveis multas online, para tornar a sua situação regular novamente.

É necessário cadastrar a biometria para votar?

De acordo com o TSE, os eleitores sem cadastro da biometria não devem ter problema para votar. É dito isso, pois o cadastro biométrico segue suspenso em todo o Brasil.

A suspensão foi tomada em decorrência da pandemia. É possível votar apresentando o seu título de eleitor físico, digital ou documento com foto (RG, CPF, CNH).

Perdi o meu Título de Eleitor; posso votar sem ele?

Se o seu Título de Eleitor foi danificado ou perdido, você pode votar a partir da apresentação de um documento de identidade com foto, ou aplicativo do E-Título (Android | iOS). Para isso, só é preciso estar com a situação eleitoral regular no sistema do TSE.

Ademais, quem mudou de cidade recentemente, também pode fazer a transferência do seu título para outra zona eleitoral por meio do sistema do TSE.

O que acontece se eu não regularizar o meu título até hoje, dia 04?

Caso você não regularize o seu título até o prazo, o eleitor não vai poder votar nas eleições gerais do mês de outubro. Além disso, ele não vai poder conseguir passaporte ou carteira de identidade, receber salário de emprego público e nem ser empossado em concursos públicos.

Ademais, você não vai ter acesso a empréstimo na Caixa Econômica Federal ou Previdência Social, nem fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino público. Por fim, não será possível ter acesso ao certificado de quitação do serviço militar ou declaração do Imposto de Renda.

Na última eleição, eu não votei e não justifiquei o voto. Preciso pagar multa?

Sim. A multa é de R$ 3,51 por turno eleitoral. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de débitos eleitorais pode ser obtida em qualquer cartório eleitoral, no site do TSE ou no app e-Título.

Recebe multa, quem não votou em uma eleição, e não justificou a ausência. Além disso, quem fez o cadastro eleitoral fora do prazo legal, e se ausentou dos trabalhos eleitorais, também paga multa.