Saber como alterar a senha do Wi-Fi pode ser algo muito importante. E embora pareça uma tarefa difícil, a melhor parte é que o processo é muito acessível no PC, no celular, ou ainda, por meio de um portal da sua operadora, caso você use um modem que também opera como um roteador.

Para realizar esse procedimento, basta acessar as configurações do roteador, por meio de um navegador web, e fazer a alteração de forma manual. Sendo assim, abaixo veja como alterar a senha, bem como informações extras sobre por que mudar a senha, e como criar uma que realmente seja segura.

Por que é importante alterar a senha do Wi-Fi?

Em suma, mudar a senha da sua conexão sem fio é algo que pode garantir a sua segurança e a da sua rede de internet, em especial, se você escolheu por usar a senha padrão do roteador.

Isso é necessário, pois, infelizmente, existem pessoas mal-intencionadas que podem encontrar e acessar as suas informações por meio do roteador, em especial por terem acesso à sua rede.

Dessa forma, eles podem acessar documentos, arquivos e demais informações sensíveis, como dados bancários e afins. Sendo assim, tenha o hábito de alterar, de vez em quando, ou pelo menos de 3 em 3 meses, a senha da sua internet.

Como criar uma senha segura para o Wi-Fi?

Como criar uma senha segura para o seu Wi-Fi?
Como criar uma senha segura para o seu Wi-Fi?

Em suma, além de sempre trocar a senha do seu Wi-Fi, outro fator importante a ser levado em conta, é criar uma senha forte. Para isso, é preciso que você evite usar palavras comuns, sequências de letras e de números, informações pessoais, ou até mesmo, usar a mesma senha do Wi-Fi em outros lugares.

Em geral, senhas fortes costumam ter, pelo menos, 8 caracteres. E elas misturam letras maiúsculas e minúsculas, bem como números e caracteres especiais. Quando mais complicado dela ser decifrada, melhor. É dito isso, pois isso diminui a chance da sua rede ser comprometida.

Caso você não queria criar senhas complexas de tempos em tempos, você pode usar sugestões de aplicativos próprios para isso, como o LastPass, por exemplo. Além dele, há outras opções de aplicativos que operam como um tipo de "cofre de senhas", e sugerem senhas fortes aos seus usuários.

Como alterar a senha da sua rede Wi-Fi?

A partir dessas informações em mãos, agora você pode partir para o ato de trocar a senha do Wi-Fi na Web, via computador ou celular. Ou ainda, é possível trocar a senha usando a página da sua operadora, caso tenha um modelo que também funciona como roteador.

Na web

O procedimento pode ser realizado por meio de qualquer navegador web (no PC ou no celular) e vai te mostrar, como mudar a senha do seu roteador. O passo a passo descrito abaixo, serve para a maioria dos modelos disponíveis no mercado, como TP-Link, D-Link, entre outros.

  1. Por meio da barra de navegação, cole e acesse as opções 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 (o endereço mudará conforme o seu modelo de roteador). Caso você esteja usando o PC, e não conseguiu acessar por nenhuma das chaves indicadas, abra o prompt de comando, digite o comando "ipconfig", aperte "Enter" e localize o número ao lado do item "Gateway Padrão";
  2. Em seguida, entre com o login e senha informados na parte de trás do roteador, ou com os que você ou um técnico cadastraram previamente;
  3. Depois disso, busque pela seção "Wireless", "Wireless Settings", "Internet" ou "Configurações sem fio";
  4. Logo após, no campo "Password", "Senha Wireless" ou "Senha", digite a nova senha que você escolheu. Inclusive, nesta mesma aba, você pode trocar o nome da rede;
  5. Posterior a isso, salve as configurações e faça o login na rede novamente, para confirmar se a senha foi alterada com sucesso.

Pela operadora

Caso o seu modem também seja um roteador, você pode realizar a troca da senha diretamente nas páginas ofertadas por algumas.

CLARO NET

  1. Acesse a página Senha Wi-Fi Casa da Claro e, se necessário, faça o login com a sua conta;
  2. Em seguida, veja a senha atual da sua rede e mude-a. Nesta mesma aba, você poderá mudar também o nome da rede.

VIVO

  1. Por meio do navegador, acesse o endereço 192.168.25.1 ou 192.168.15.1;
  2. Em seguida, preencha o nome de usuário, bem como a senha, que estão descritos na parte de trás do roteador;
  3. Depois disso, entre em Configurações e selecione uma das frequências;
  4. Feito isso, digite a nova senha e salve as alterações.

TIM

  1. Acesse, em um navegador, o endereço 192.168.1.1;
  2. Depois disso, insira o login e a senha indicados na parte traseira do modem;
  3. Em seguida, toque em "Wi-Fi", digite a nova senha das redes Wi-Fi (2,4 e 5 Ghz);
  4. Por fim, no final da tela, clique em "Avançar" e a alteração deve ocorrer em até um minuto.