O Chrome 97 já começou a ser disponibilizado tanto em sua versão para desktop quanto na mobile. Nesta atualização temos como destaque mais recursos para a exclusão de dados armazenados de sites, web apps mais bonitos e, no caso da versão para celulares, controle de zoom, anteriormente disponível somente para testes.

Chrome 97 para desktop: o que há de novo?

Listamos abaixo todas as principais novidades da mais recente atualização do navegador para desktop.

Exclusão de dados armazenados por um site

Com a atualização para o Chrome 97 houve uma melhoria no controle do que o usuário quer excluir de dados de sites visitados. Agora é possível excluir todos os dados armazenados por um único site. Anteriormente, só havia a opção de excluir cookies individualmente. A nova opção pode ser encontrada em: Configurações> Segurança e privacidade> Configurações do site> Ver permissões e dados armazenados em sites.

Exclusão de dados de sites no Chrome 97. Fonte: Vitor Valeri
Exclusão de dados de sites no Chrome 97. Fonte: Vitor Valeri

Web apps com aparência nativa

Um ponto que necessitava ainda de ajustes era na aparência que os web apps apareciam no Chrome. Com a nova atualização, os aplicativos agora parecem realmente nativos e se fundem com a barra de pesquisa, cores e botões de navegação.

Aparência antes (topo) e depois (região inferior da imagem).
Aparência antes (topo) e depois (região inferior da imagem).

Zoom em sites chega para todos na versão mobile do Chrome

Anteriormente, a função de zoom em sites estava disponível apenas para aqueles que realmente optassem por testar o novo recurso. Agora a funcionalidade está disponível para todos. Caso você ainda não tenha acesso, basta acessar o seguinte endereço para ativar:

chrome:flags#enable-accessibility-page-zoom

Captura de tela mostrando a opção de zoom nos sites. Fonte: androidpolice
Captura de tela mostrando a opção de zoom nos sites. Fonte: androidpolice

Aprimoramento do suporte ao HDR para CSS

Na versão 94 do Chrome o Google começou a testar a capacidade do CSS de detectar se uma página era compatível com conteúdo HDR. Agora esta funcionalidade está disponível de forma nativa no Chrome 97. Agora os desenvolvedores poderão implementar conteúdos HDR sem comprometer a experiência de usuários que não possuem dispositivos com tela sem suporte ao HDR.

Outras novidades

Confira abaixo outras novidades que chegaram com a atualização para o Chrome 97.

  • Política de recursos para API de teclado: o Chrome 97 tem um novo valor de "mapa do teclado" para a lista de permissões de uma política de recursos. "Keyboard.getLayoutMap ()" ajuda a identificar uma tecla pressionada para diferentes layouts de teclado, como inglês e francês.
  • Elementos de detalhes de expansão automática: os elementos de detalhes fechados agora são pesquisáveis ​​e podem ser vinculados. Esses elementos ocultos também se expandirão automaticamente quando "localizar na página", "ScrollToTextFragment" e a navegação de fragmento de elemento forem usados.
  • Suporte calc (<número>) onde só aceita <inteiro>: as funções matemáticas CSS que resolvem para <número> podem ser usadas em qualquer lugar que aceite apenas <inteiro>.

Gostou das novidades implementadas no Google Chrome 97? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e avise-os!