A ANATEL realizou uma votação para a entrada da Starlink no mercado brasileiro no início desta semana. Para quem não conhece, trata-se de uma empresa criada por Elon Musk que se utiliza de uma imensa rede de satélites para a transmissão de dados, permitindo que se tenha internet em praticamente qualquer lugar no planeta. Infelizmente a decisão sobre a aprovação da operação da Starlink no Brasil foi adiada a pedido do conselheiro Emmanoel Campelo.

Anatel adia entrada da Starlink no Brasil

Elon Musk diz que tem como principal objetivo, ao trazer o serviço da Starlink para o Brasil, dar acesso a lugares em que não há infraestrutura por diversos motivos, possibilitando diversas aplicações. Um exemplo que ele cita é o possível monitoramento da Amazônia de forma mais eficiente. O ministro Fabio Faria disse a Elon que seria interessante uma fábrica de semicondutores, mas a resposta foi que o foco das empresas seria para mercados inexplorados.

Durante a reunião na ANATEL, o conselheiro Vicente Aquino disse que é a favor da Starlink no mercado brasileiro. Porém, Aquino diz que há ressalvas e que o "caráter pioneiro [da Starlink] poderia implicar em impactos ainda não previstos à concorrência ou a criação de barreiras à entrada de outros nesse mercado". Dito isso, ele propôs que o licenciamento ocorra somente em março de 2027.

A Starlink chegou a afirmar que poderia comercializar seus planos de banda larga por satélite imediatamente no Brasil e que só bastava a ANATEL aprovar. A empresa tinha expectativas de que a permissão fosse concedida ainda em 2021.

O que acha da ideia da entrada da Starlink no Brasil? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!