Embora o Google talvez seja o motor de busca mais eficiente que existe, ele também compromete sua privacidade. Muitos usuários não sabem (ou esquecem) que a 'experiência personalizada' custa compartilhar os nossos dados pessoais, e permite que o Google rastreie seus passos na internet. Isso pode ser provado apenas pelo fato de que, provavelmente, você deve ver anúncios direcionados a você, ou seja, personalizados.

Além disso, existem muitos mecanismos de pesquisa além do Google que têm muito a oferecer, não apenas em termos de privacidade, mas também de recursos úteis. Portanto, se você não fica impressionado com os resultados de pesquisa do Google, ou se estiver procurando por mecanismos de pesquisa igualmente bons, aqui está uma lista com os cinco melhores sites alternativos do Google.

5 Buscadores alternativas ao Google

1. Bing

https://www.bing.com/

Bing

O Bing é nada menos do que o segundo mecanismo de busca mais popular do mundo (perdendo somente para o Google, é claro). Criado pela Microsoft (a dona do Windows), o Bing garante uma boa presença no mercado on-line, e é um mecanismo de busca muito visual, oferecendo diferentes ferramentas aos usuários para uma melhor experiência.

Os resultados da pesquisa deste mecanismo são fornecidos pelo Yahoo! Search, e sua homepage tem um fundo em constante mudança, exibindo belas fotos de animais, lugares, esportes, pessoas, etc. Para pesquisa de vídeo, ele exibe uma grade de miniaturas, que oferece uma prévia se você passar o mouse sobre eles, e é possível reproduzi-los na mesma página, com um único clique.

Assim como o Google, o Bing apresenta anúncios e habilidades como conversão, tradução, verificação ortográfica, pontuação esportiva, rastreamento de voos, etc. O Bing também tem aplicativos móveis para Android e iOS, e é uma das melhores, senão a melhor alternativa ao Google.

2. Yahoo!

https://search.yahoo.com/

O Yahoo existe há mais tempo do que o Google, e boa parte dos internautas ainda usa o Yahoo! para suas consultas diárias. Ele é o terceiro mecanismo de busca mais popular do mundo, e não fica muito atrás do Bing. Além de procurar resultados de pesquisa, esse mecanismo de pesquisa alternativo do Google tem muito a oferecer.

O portal da web serve como um agregador de notícias, um serviço de e-mail, um shopping on-line, uma central de jogos, um diretório de viagens e muito mais. O Yahoo suporta cerca de 38 idiomas e é até mesmo o mecanismo de busca padrão para navegadores como o Mozilla Firefox. Em vez de ser um mecanismo de busca autônomo, o portal do Yahoo oferece uma variedade de serviços que valem a pena conferir.

Desde que o Flickr foi integrado ao mecanismo de busca, ele oferece melhores resultados de imagem, e seções como Yahoo Answers e Yahoo Finance trazem uma grande quantidade de informações sobre vários tópicos. Na frente da privacidade, o Yahoo! consegue ter um desempenho bem melhor que o Google.

3. Ask

https://ask.com/

v

O Ask é amado por muitas pessoas por sua simplicidade e formato. É um mecanismo de busca comum, que retorna resultados de pesquisa para qualquer coisa. O layout dos resultados de pesquisa do Ask é bastante semelhante ao do Google. Esse mecanismo de pesquisa popular também apresenta perguntas e respostas relacionadas, frequentemente feitas do lado que pode ser bastante útil.

4. DuckDuckGo

https://duckduckgo.com/

Se a privacidade on-line é o que você procura, a DuckDuckGo é a melhor alternativa ao Google. Ele rapidamente ganhou popularidade por causa da privacidade que oferece aos seus usuários. O site nunca rastreia você ou suas atividades on-line, o que significa que não há anúncios seguindo você.

Além disso, ele possui uma interface limpa e traz os resultados da pesquisa do Yahoo, Yandex e outros mecanismos de busca. Você pode adicionar a extensão do DuckDuckGo ao seu navegador, para manter suas atividades privadas. Este mecanismo de busca oferece todos os recursos padrão de pesquisa, como o Google, mas há um recurso interessante chamado "bangs" que vale a pena mencionar.

Este recurso permite que os usuários pesquisem diretamente em outros sites, como Amazon, Wikipédia ou Youtube, iniciando a consulta com um ponto de exclamação! (por exemplo! a,! w,! facebook)

5. Search Encrypt

https://www.searchencrypt.com/

O Search Encrypt é um mecanismo de metabusca que coloca a privacidade em destaque, e garante que suas atividades on-line permaneçam seguras. O site afirma que não rastreia nenhuma informação identificável sobre os usuários, pois usa criptografia local para proteger suas pesquisas.

Os resultados da pesquisa são então recuperados de sua rede de parceiros de pesquisa. A pesquisa criptografada é uma alternativa boa ao Google, mas faz o possível para impedir a bolha de filtro de pesquisas personalizadas, e tem mais de 23 milhões de visitantes por dia.

A característica mais marcante desse mecanismo de pesquisa alternativo é que o histórico de navegação local expira automaticamente, e é excluído a cada 15 minutos de inatividade. Então você não precisa se preocupar, mesmo se alguém tiver acesso ao seu computador.

Qual a melhor alternativa ao Google?

Não há dúvida de que o Google é um excelente mecanismo de busca, garantindo uma enorme participação de mercado, representando 90% das buscas na internet em todo o mundo. O gigante das buscas usa algoritmos poderosos e inteligentes, juntamente com implementações de IA, que oferecem uma experiência perfeita e personalizada para os usuários. É por isso que navegar pela internet sem o Google pode parecer um pouco estranho para muitos usuários no começo, mas não é tão assustador assim.

Não se esqueça de nos contar nos comentários qual seu mecanismo de pesquisa favorita. Caso você sinta que há outras alternativas melhores do Google, informe-nos na seção de comentários. Até lá, desfrute de uma experiência de navegação na Internet sem os olhos do Google, que tudo veem.