A Encripta, empresa brasileira que presta serviços de tecnologia, desenvolvimento de plataformas e aplicativos, e processamento de conteúdos para distribuição digital, divulgou na última quinta-feira (09), os dados apresentados nessa semana pela Conviva, empresa de monitoramento e inteligência do setor audiovisual, os quais revelaram que as horas de conteúdo consumido via streaming ao redor do mundo mais do que dobrou no último ano. 

A pesquisa foi realizada com base nos dados obtidos de três bilhões de vídeos e mais de 200 marcas. Entre maio e junho de 2018, foram consumidas mais de 5,5 bilhões de horas de streaming, mais que o dobro em relação às 2,5 bilhões de horas consumidas no mesmo período de 2017, o que representa um aumento de 115%.

8% das residências do Brasil já têm um serviço de SVOD como principal entretenimento televisivo
No Brasil, 8% das residências já têm um serviço de SVOD como principal entretenimento televisivo.

Diretamente relacionado ao streaming, os serviços de assinatura de video on demand (SVOD) também cresceram. Outro estudo, dessa vez nacional, foi divulgado recentemente no evento PayTV Forum. Nele, foi informado que 8% das residências do Brasil já têm um serviço de SVOD como principal entretenimento televisivo. Nos Estados Unidos, esse percentual é de 13%, e no México de 17%.

Ainda em relação ao Brasil, a pesquisa também revelou sobre o hábito dos consumidores de maratonar séries, também conhecido como binge watching. Entre os domicílios com algum serviço de TV paga, seja por operadoras tradicionais ou serviços online, cerca de 60% têm o hábito de assistir a vários episódios em sequência.

Conviva é a plataforma de medição e inteligência em tempo real para muitos dos maiores editores de transmissão de TV do mundo. Globalmente, em uma base anualizada, o sensor Conviva é instalado em 3 bilhões de aplicativos de streaming de vídeo para mais de 200 marcas.

De acordo com a  Conviva, isso representa a maior rede independente de coleta e medição de dados do censo multi-editoras do mundo. Os dados deste relatório são um censo totalmente anônimo medindo cada segundo de cada fluxo da base de clientes da Conviva entre 1º de abril e 30 de junho de 2018, comparando com os dados do mesmo período do ano passado.

Fonte: Encripta e Conviva