Como testar a conexão da sua Internet

Teste sua latência e veja se sua internet esta estável.

Por Internet 4 comentários
Como testar a conexão da sua Internet

Muitas vezes você pode estar no Netflix ou no YouTube assistindo alguma coisa e simplesmente seu vídeo começa a travar ou a resolução do mesmo fica muito ruim. Bom, isso pode ser um sinal de que sua internet está instável. Mas não quer dizer que tenha alguma relação com o seu plano.

Ué, como assim? O plano de internet contratado, significa que você vai poder transferir aquela quantidade de arquivos, naquele limite de tempo, ou seja, um plano de 15 mega, significa que você será capaz fazer downloads de conteúdos baixando 15 Megabits por segundo o que equivale a 1,5 Megabytes por segundo. Enfim, essa é basicamente a explicação sobre o plano.

Mas o que realmente importa tanto para o download de conteúdo, streaming e jogos online é a latência. A latência é basicamente o tempo que os pacotes de dados levam no percurso entre o seu computador e o computador que está a transmitir ou receber os dados, isso através da rede claro. A latência normalmente é influenciada pelo seu roteador, a quantidade de computadores na sua rede, instabilidades no provedor de internet e até mesmo nas conexões dos computadores nas quais você envia e recebe arquivos.

Para testarmos a nossa latência, basta abrir o Prompt de Comando (CMD). Para isso digite Prompt de Comando na barra de pesquisa do Windows. Ou através do Executar, buscando por CMD.  

Formas de abrir o CMD.Formas de abrir o CMD.

Nesta janela digite: ping -t 8.8.8.8 e pressione enter. O processo que irá se iniciar é o de encaminhamento de pacotes para o servidor DNS do Google. Que normalmente é um dos que possui melhor resposta. Você também pode optar por enviar os pacotes para outro servidor. 

A conexão da redação é feita por Wi-Fi e possui mais de 10 computadores ligados ao mesmo tempo. O que faz com que a latência seja muito ruim e oscile muito.A conexão da redação é feita por Wi-Fi e possui mais de 10 computadores ligados ao mesmo tempo, causando esta latência alta e as oscilações.

Para parar o envio dos pacotes basta pressionar as teclas CTRL + C. O CMD então irá lhe apresentar um breve relatório, nele você poderá analisar sua conexão, quando menor o número de ms, melhor é a sua conexão. O relatório também apresenta quantos pacotes foram enviados e se houve perda de algum. 

Relatório apresentado pelo CMD. Preste atenção nas oscilações e no valor médio de MS. Relatório apresentado pelo CMD. Preste atenção nas oscilações e no valor médio de ms.

A partir deste teste, você pode verificar se tem uma latência boa, quanto maior o número de ms, pior é sua latência, o que significa que existe algum problema em sua rede. O indicado é contatar o provedor de internet e pedir para que a situação seja analisada, ou até verificar se seus equipamentos estão em dia.

Compartilhe com seus amigos:
Mais sobre: internet, ping, lantencia, teste
Vinicius Schulz
Vinicius Schulz Futuro Publicitário, ligado em informática e tecnologia, apaixonado pela redação e na busca de alguns sonhos utópicos.
TWITTER: @viniischulz
Quer conversar com o(a) Vinicius, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Internet
  • Emoticons no teclado

    Emoticons no teclado

    Aprenda como fazer emoticons para Facebook e Twitter. Aprenda como usar os emoticons dos principais sites de relacionamento e alguns outros genéricos usando a tecla Alt

  • Correios anunciam fim da greve

    Correios anunciam fim da greve

    Ontem foi decidido, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de assembleias realizadas por todo o país, que os Correios encerraram a paralização a partir das 22h. Confira os detalhes!

  • Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Organizamos algumas listas com os 10 maiores canais do YouTube por diferentes perspectivas. Atualizado dia 29 de agosto de 2019. São quatro listas, duas a nível mundo, duas a nível Brasil.

  • As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    Existem certamente mais de 100 mecanismos de busca de voos, mas qual é capaz de trazer os melhores para preços e voos flexíveis? Se você está programando sua próxima viagem, aqui você terá as melhores dicas e as melhores ferramentas para isso.

  • Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    A internet 4G está crescendo no Brasil, mas ainda é um problema nas zonas rurais do país. Nas zonas urbanas, é possível ter uma boa conexão estável oferecida pela Claro, Tim e Vivo. A Oi ainda é um problema.

  • O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    Está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB com tecnologia de fibra ótica. Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns. Para isso é necessário o dual band, conheça!

  • Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

  • Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    O novo plano controle Claro Flex, que é uma promoção muito interessante da operadora, disponibilizando até 10GB de internet por mês a baixo custo, teve seu regulamento reformulado.