O vencedor da categoria criativa aberta no Sony World Photography Awards, prêmio anual de fotografia organizado pela WPO (World Photography Organisation), recusou o prêmio. Infelizmente, o trabalho de Boris Eldagsen, chamado "Pseudomnesia: The Electrician", é uma imagem criada através de IA (inteligência artificial). A informação veio através da BBC News, onde foi dito que Boris enganou os organizadores da premiação com o objetivo de criar uma discussão sobre o futuro da fotografia.

Boris Eldagsen declara em seu site que foi um "macaco atrevido" e agradece aos juízes ao selecionar sua imagem, tornando o momento histórico. Ele diz que tem dúvidas se alguns dos juízes desconfiava ou sabia que a imagem foi gerada por IA (inteligência artificial). A imagem de Boris mostrava uma imagem em preto e branco de duas mulheres de diferentes gerações. O artista deixa claro suas intenções com sua ação e sua visão dizendo:

As imagens de IA e a fotografia não devem competir entre si em um prêmio como este.

São entidades diferentes. IA não é fotografia. Portanto, não aceitarei o prêmio.

Organização Mundial de Forografia reconhece Boris como vencedor

Vencedor da categoria criativa aberta no Sony World Photography Awards, prêmio anual de fotografia organizado pela WPO (World Photography Organisation), Boris Eldagsen, recusa o prêmio após revelar que imagem foi feita através de uma IA (inteligência artificial).
Vencedor da categoria criativa aberta no Sony World Photography Awards, prêmio anual de fotografia organizado pela WPO (World Photography Organisation), Boris Eldagsen, recusa o prêmio após revelar que imagem foi feita através de uma IA (inteligência artificial).

Um porta-voz da WPO diz que chegou a conversar com Boris antes de anunciar que ele foi o vencedor. Durante a conversa, Boris desse que a "foto" vencedora era uma "co-criação" de sua imagem usando IA. De acordo com o artista, houve um interesse dele nas "possibilidades criativas das IA de geração de imagens", mas ele alerta que "enfatizar a imagem depende fortemente de sua riqueza de conhecimento fotográfico". O representante da World Photography Organisation diz:

A categoria criativa da competição aberta dá as boas-vindas a várias abordagens experimentais para a criação de imagens, desde cianótipos e radiografias até práticas digitais de ponta.

Como tal, seguindo nossa correspondência com Boris e as garantias que ele forneceu, sentimos que sua inscrição preenchia os critérios para esta categoria e apoiamos sua participação.

Além disso, estávamos ansiosos para participar de uma discussão mais aprofundada sobre este tópico e saudamos o desejo de diálogo de Boris, preparando perguntas para uma sessão de perguntas e respostas dedicada com ele em nosso site.

Como ele decidiu recusar seu prêmio, suspendemos nossas atividades com ele e, de acordo com sua vontade, o removemos da competição.

A World Photography Organisation diz reconhecer "a importância deste assunto [IA] e seu impacto na criação de imagens hoje", mas enfatizaram que os prêmios "sempre foram e continuarão a ser uma plataforma para defender a excelência e a habilidade de fotógrafos e artistas que trabalham na área."