A OpenAI em parceria com economista David Deming, de Harvard, analisou de forma privada e automatizada cerca de 1.5 milhão de conversas do ChatGPT para mapear o uso da ferramenta pelas pessoas. O ChatGPT já é parte essencial da rotina profissional de milhões de pessoas: 30% de todo o uso da ferramenta é voltado para atividades de trabalho, segundo o estudo.

No total, a ferramenta conta hoje com 700 milhões de usuários ativos por semana, o uso da IA se tornou mais democrático, com redução do gap de gênero, em julho de 2025, 52% dos usuários tinham nomes classificados como femininos, contra 37% em janeiro de 2024. Também houve expansão acelerada em países de baixa e média renda, onde a taxa de crescimento foi quatro vezes maior que em países ricos.

Os dados indicam que 70% do uso é pessoal, para tarefas como buscar informações, receber orientação prática e escrever textos. As interações podem ser agrupadas em três categorias:

  • Asking (49%), onde as pessoas usam o ChatGPT como conselheiro e para tomada de decisões;
  • Doing (40%), quando o modelo é usado para executar tarefas de escrita, planejamento ou programação;
  • Expressing (11%), que inclui reflexões pessoais e momentos de lazer.

Divisão de Uso do ChatGPT

Categoria Participação
Uso para trabalho 30%
Uso pessoal 70%
Tipo de uso
Asking (perguntas e conselhos) 49%
Doing (execução de tarefas) 40%
Expressing (reflexão/lazer) 11%

Conforme os modelos evoluem e novas funções são lançadas, o uso tende a se aprofundar, com os usuários descobrindo novos casos de uso ao longo do tempo. O estudo completo está disponível no site do National Bureau of Economic Research.