Os modelos de linguagem estão chegando aos montes, ontem a Google anunciou Gemma. Elon Musk anunciou Grok há alguns meses, mas sem muito avanço até então. Grok é uma LLM que parece saído diretamente das páginas da Guia do Mochileiro das Galáxias, no qual ela deve se basear. Grok, o mais recente modelo de inteligência artificial criado pela empresa xAI.

O que é Grok?

Grok não é uma IA comum, segundo a XAI; é uma entidade digital projetada para emular a sabedoria e o humor encontrado na "Guia do Mochileiro das Galáxias". Seu objetivo é responder praticamente a qualquer pergunta e sugerir quais perguntas devemos fazer.

Elon Musk anunciou hoje no 𝕏:

Diferenciais de Grok

Grok terá acesso total a plataforma 𝕏, juntando um monte de conhecimento ali disponível. Além disso, Grok não tem medo de abordar questões picantes que a maioria dos outros sistemas de IA prefere evitar. Musk até brincou comparando a XAI com outras plataformas:

Atualmente em estágio beta inicial, Grok já mostra promessa de melhorias rápidas com a ajuda do feedback dos usuários.

Privacidade ferida? Acesso a plataforma 𝕏 para coleta de informações e instruções pode ferir com política de privacidade, mas sabemos que Musk não dá muita bola para questões burocráticas e deve enfrentar alguns perrengues ali na frente, até lá a tecnologia se desenvolveu com conhecimento de usuários na plataforma, que afinal, é dele.

Disponibilidade

Ainda em seus primeiros dias de desenvolvimento, a equipe xAI está oferecendo um número limitado de usuários nos Estados Unidos a oportunidade de experimentar o protótipo de Grok e fornecer feedback valioso.

Se estiver interessado, você pode se inscrever na lista de espera de Grok, não deve funcionar para pessoas fora dos EUA.

A XAI criou um editor para você usar Grok nos testes e depois aplicar em suas tarefas, algo que deve ajudar quem está iniciando na linguagem.

Por que a xAI está construindo o Grok?

A missão da xAI é criar ferramentas de IA que auxiliem a humanidade em sua busca por compreensão e conhecimento. Grok é um passo nessa direção, diz a empresa. Ele oferece um assistente de pesquisa para qualquer pessoa, será grátis e de livre acesso.

Sobre a xAI

A xAI é uma empresa focada em construir inteligência artificial para acelerar a descoberta científica humana. Sob a liderança de Elon Musk, a equipe da xAI é composta por veteranos de algumas das instituições mais respeitadas no campo da IA, incluindo DeepMind, OpenAI, Google Research, e mais.

Por que O Guia do Mochileiro das Galáxias?

Por que o Guia do Mochileiro das Galáxias é base para algo? Elon Musk é fascinado nessa ficção, quando jovem, leu todos os livros que existiam no kit, levou para a vida dele as ideias e ensinamentos que o livro apresenta.

O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma série de ficção científica criada pelo autor britânico Douglas Adams. Originalmente lançada como uma série de rádio em 1978. A série é conhecida por seu humor peculiar, sátira e comentários sociais inteligentes e claro tudo isso em cenário espacial.

O Guia do Mochileiro das Galáxias explora temas como a busca por significado em um universo aparentemente indiferente, a natureza da existência e a crítica à burocracia e à política.