O Google acaba de anunciar o lançamento de Gemma, um novo conjunto de modelos de inteligência artificial de código aberto, que promete ajudar desenvolvedores e pesquisadores a construir soluções de IA no mundo todo. Ele é inspirado no Gemini a nova IA do Google que recentemente foi lançada.

Gemma

Gemma, nova ia do Google de código aberto
Gemma, nova ia do Google de código aberto

Gemma é descrito como uma família de modelos leves e de última geração, criados a partir da mesma base de pesquisa e tecnologia por trás dos reconhecidos modelos Gemini. O nome "Gemma", que remete à palavra latina para "pedra preciosa", simboliza o valor e a importância desses novos modelos dentro do vasto universo da IA.

A partir de hoje, Gemma está disponível no mundo inteiro.

Desempenho

Desempenho do Gemma comparado a outros modelos
Desempenho do Gemma comparado a outros modelos

Uma das características mais marcantes é seu desempenho. Apesar de serem mais leves em comparação a outros modelos abertos, Gemma 2B e 7B conseguem superar modelos significativamente maiores em benchmarks comunss.

Além disso, o Google enfatizou a importância do design responsável em Gemma. Por meio de técnicas automatizadas, informações pessoais e dados sensíveis foram filtrados dos conjuntos de treinamento. O processo de fine-tuning e aprendizado por reforço de feedback humano (RLHF) foi extensivamente aplicado para garantir que os modelos Gemma se alinhem com comportamentos responsáveis.

Elon Musk, fundador do Open IA e agora fora do projeto, sempre teve um certo temor nas tecnologias de inteligência artificial promovidas pelo Google, em especial por Sergey Brin. O Google, agora me parece estar apontando para o lado responsável da tecnologia.

Compatibilidade e Suporte

Os modelos são otimizados para uma variedade de plataformas de hardware, incluindo GPUs da NVIDIA e TPUs do Google Cloud, e são compatíveis com as principais ferramentas e frameworks, como JAX, PyTorch e TensorFlow.

Para encorajar a pesquisa e o desenvolvimento, o Google está oferecendo acesso gratuito a Gemma através de plataformas como Kaggle e Colab, além de créditos para novos usuários do Google Cloud.

Como iniciar o uso do Gemma como desenvolvedor?

Para começar a usar o Gemma como desenvolvedor, siga estes passos:

  1. Acesse a Documentação e os Recursos: Primeiro, visite o site oficial do Gemma em ai.google.dev/gemma. Aqui, você encontrará guias de início rápido, documentação técnica e links para os recursos disponíveis.

  2. Escolha o Modelo Apropriado: Decida entre as versões Gemma 2B e Gemma 7B, considerando o tamanho do modelo que melhor atenda às necessidades do seu projeto. Ambas as versões estão disponíveis em variantes pré-treinadas e instruídas.

  3. Baixe os Pesos do Modelo: Faça o download dos pesos do modelo Gemma que você escolheu. Os links para download estarão disponíveis na página oficial ou em repositórios associados, como o GitHub.

  4. Configure seu Ambiente de Desenvolvimento:

    • Ferramentas e Frameworks: Certifique-se de ter as ferramentas e os frameworks necessários instalados em seu ambiente de desenvolvimento. Gemma suporta JAX, PyTorch, e TensorFlow através do Keras 3.0.
    • Dependências: Instale quaisquer dependências necessárias, conforme indicado na documentação do Gemma.