Em abril deste ano a Sony anunciou o programa Sony AI para P&D (pesquisa e desenvolvimento) de sistemas de inteligência artificial em jogos, imagens, detecção, entre outras áreas. Nesta semana o Sony IA anunciou sua primeira iniciativa de pesquisa relacionada a gastronomia com o "Gastronomy Flagship Project", que tem como objetivo aprimorar "a criatividade e as técnicas" de chefs pelo mundo.

Confira abaixo o tweet do perfil oficial do Sony AI sobre o Gastronomy Flagship Project:

Em 2018 foi o ano que a Sony começou a investir em IA para apps de cozinha. A japonesa começou sua pesquisa em sua divisão dos EUA fazendo uma parceria com a Carnegie Mellon University. Naquela época, a empresa disse que suas pesquisas focavam a preparação, cozimento e entrega de alimentos, pois é o que se acreditava que um robô precisaria saber para realizar "a tarefa completa e variada de preparação de alimentos" para assim aplicar algo em escala maior na indústria. Segundo a análise da McKinsey & Company, cerca de 73% das atividades de manipulação de alimentos possuem potencial para serem automatizadas.

No projeto Gastronomy Flagship há o desenvolvimento de um aplicativo que se utiliza de IA para criar receitas, um robô para auxiliar os chefs a cozinhar e um plano de "co-criação comunitária" para servir de base para os dois primeiros pontos citados. De acordo com os desenvolvedores do programa Sony AI, criar o aplicativo será utilizado uma grande diversidade de dados como fonte, incluindo receitas e informações de ingredientes como, por exemplo, sabor, aroma, estrutura molecular e nutrientes. Desta forma, pretende-se treinar o algoritmo da inteligência artificial através da técnica de machine learning.

Imagem conceito do aplicativo que está sendo desenvolvido pelo projeto Gastronomy Flagship. Fonte: Sony AI
Imagem conceito do aplicativo que está sendo desenvolvido pelo projeto Gastronomy Flagship. Fonte: Sony AI

O objetivo maior do Sony AI na gastronomia é auxiliar os melhores chefes do mundo em emparelhamento, design de receita e criação de menu. Segundo a empresa, a criação de receitas é uma pesquisa desafiadora para a IA devido a combinação infinita de ingredientes, além de influências que acabam por restringir o que se usa devido a localização, clima, estação do ano e preferencias de saúde e alimentação. A Sony diz:

"Com este aplicativo, [nosso objetivo] não é apenas auxiliar na preparação de comidas deliciosas, mas também contribuir para a saúde das pessoas e a sustentabilidade do meio ambiente."

Com relação ao robô cozinheiro que o programa Sony AI pretende desenvolver, ele se chamará inicialmente de Chef Assisting Cooking Robot e ajudará em todo o processo de preparação de alimentos, desde o cozimento, preparação dos ingredientes e até trabalhar na chapa.

Sony IA irá apoiar iniciativas que estão "na vanguarda" da pesquisa de machine learning

O programa Sony AI diz que irá apoiar iniciativas através de parcerias com universidades, institutos de pesquisa e empresas que estão "na vanguarda" da pesquisa de machine learning. Além disso, foi dito que a divisão da Sony pretende dialogar com criadores e especialistas de diversas áreas relacionadas a alimentação.

O que você achou da iniciativa da Sony em trabalhar com IA com foco em preparo de alimentos? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!