A Intel revelou um processador potente de 28 núcleos e ainda um novo i7 de 5 GHz durante a Computex2018 na última terça-feira (5). Sem um nome oficial, a CPU de 28 núcleos deve chegar até o final deste ano. O Core i7 8086K surge de forma comemorativa dos 40 anos de lançamento do 8086, primeiro processador Intel x86 da história.

A fabricante também revelou algumas novidades sobre a nona geração de chips, que deverão começar a surgir no segundo semestre.

Core i7 8086K

O Core i7 8086K chega em 8 de junho, data do aniversário de 40 anos do lançamento do 8086, primeiro processador da Intel. Ele chega equipado com seis núcleos e todas as tecnologias da oitava geração. O i7 permite ainda overclock e sai de fábrica pronto para chegar a velocidade de 5 GHz.

Intel Core I7 8086K
Intel Core I7 8086K

O processador será lançado em uma série limitada e os valores não foram mencionados. Vale mencionar que o 8086 tinha entre 5 e 10 MHz de velocidade, assim sendo, o i7 é ao menos mil vezes mais veloz.

Sobre o novo processador de 28 núcleos, a Intel não revelou a sua nomenclatura, bem como uma data oficial de lançamento. Porém, a CPU foi demonstrada funcionando no palco durante a apresentação. Conforme a Intel, atingiu recorde em ferramentas de benchmark, que é características de computadores com múltiplos processadores.

Para completar, a projeção ainda revelou que os núcleos do processador de 28 núcleos rodam a 5 GHz.

Nona geração tem data para chegar

A nona geração foram apelidadas de Whiskey Lake e Amber Lake. A primeira delas inclui processadores Core i3, i5 e i7 "U" destinados a notebooks. Mesmo sem detalhes sobre as novidades, a Intel comenta sobre ganhos de performance acima de 10% em comparação aos atuais Kaby Lake-R, ou oitava geração.

Já a linha Amber Lake conta com processadores com a letra "y" em sua nomenclatura, que são destinados a notebooks com baixo consumo de energia.

Semelhante ao que já aconteceu nos ciclos anteriores, a Intel pretende lançar a nona geração a partir do segundo semestre.