Durante o final de semana, um vazamento de uma suposta apresentação interna da Intel foi divulgada na internet. A apresentação em questão tinha como assunto principal a nova geração de placas de vídeo da Intel, a Intel Xe, e ainda a metodologia que a empresa irá usar em suas GPUs. O Intel Xe deve agrupar múltiplos chips gráficos combinados.

O "e" sempre aparece escrito em exponencial na descrição do Intel Xe, o que indica a combinação de múltiplas GPUs de forma integrada, usando uma API (chamada de OneAPI) para unir os núcleos e ainda fazer com que o sistema consiga detectar as múltiplas GPUs como uma única e escalar de modo linear.

Vaza design das placas da Intel Xe.
Vaza design das placas da Intel Xe.

A apresentação ainda revela uma tela hipotética com 4 GPUs, com a Intel iniciando com uma dual-GPU em 2020 e ampliando para as quatro em um projeto em 2021 e atingindo até 8 em 2023.

Vale mencionar que a Nvidia e a AMD já possuem soluções de múltiplas GPUs. A grande questão está relacionada a combinação que não escala de modo linear, com dois chips gráficos entregando o dobro do desempenho que um. A Intel pretende contornar a dificuldade criando uma API que torne coerente a combinação para o sistema operacional, independente do número de chips que são usado, sendo compreendidos como um único pelos softwares.

O WCCFTech teve acesso ainda a um teaser que revela a nova placa da empresa.

Fontes do site disseram que o primeiro modelo equipado com o Intel Xe irá trazer um padrão dois modos, um com clocks mais moderados para conseguir atender um número maior de consumidores e outro com um modo Turbo Boost.

Fonte: wccFTech