A Intel, na terça-feira (02), durante o Data-Centric Innovation Day, evento organizado pela fabricante na cidade de São Francisco e que foi direcionado para a tecnologia de data centers, revelou uma nova linha de processadores  Xeon Platinum 9200 baseada na microarquitetura Cascade Lake.

Os processadores em questão são desenvolvidos para serem usados em data centers, serão disponibilizados em 53 modelos com diferentes especificações, que poderão chegar a um máximo de 56 núcleos e 12 canais de memória por chip.

Intel apresenta seu processador de 56 núcleos.
Intel apresenta seu processador de 56 núcleos.

Com a grande variedade disponibilizada pela Intel é notável que a empresa não quer perder espaço no controle do mercado. Atualmente, 95% de todos os data centers do mundo todo usam processadores Intel.

Os processadores de 56 núcleos poderão funcionar com um sistema de 112 threads em uma placa com design de multi-processador, sendo assim, dois esses chips podem ser usados de modo conjunto como se fosse um componente único. Para completar, 12 canais de memória tornam o processador da Intel o modelo que permite o maior acesso a largura de banda dos servidores de qualquer outro processador disponível até então.

Os processadores são perfeitos para serem usados em HTCs, ou seja, computadores de alto desempenho ou supercomputadores, já que possuem grande densidade de performance, alta capacidade de memória e acesso a uma grande largura de banda da operações de servidores. A Intel ainda garante um alto desempenho em operações com IA (Inteligência Artificial) e IAAS (infraestrutura como serviço).

A Intel, na ocasião, apresentou ainda uma nova linha de produtos para Data Centers, incluindo uma memória  persistente Intel com tecnologia Optane DC e soquete DIMM, SSDs, controladores de Ethernet e FPGAs Agilex de 10nm. Com isso, além de disponibilizar os processadores para Data Centers, a empresa oferece as peças necessárias para que os computadores efetuem todo o processo da operação.

Fonte: Leak