Na última quinta-feira (15) a Intel anunciou que seus próximos processadores chegam com mudanças em 2018 com o objetivo de impedir exploração da falha Spectre. A nova geração das CPUs Xeon (Cascade Lake) e a oitava geração de CPUs, ainda não anunciadas, ganharão um redesenho.

Com isso, a modificação visa evitar que criminosos usem mecanismos de processamento do chip para roubar informações dos usuários. A companhia informou que no que tange a vulnerabilidade Meltdown, as correções continuam sendo desenvolvidas via software e liberadas a partir de atualizações de sistema operacional.

A Intel buscou particionar o processador para criar camadas de proteção contra a falha Spectre. Desta forma, o principal objetivo é criar barreiras para evitar que programas maliciosos consigam obter informações trabalhadas pela CPU.

Falha Spectre

As duas falhas graves de segurança, no caso, a Spectre e a Meltdown, afetam processadores de várias marcas e tipos. Especialistas do Google descobriram a falha no ano passado, porém, as mesmas foram reveladas ao público somente em janeiro de 2018.

Novos processadores
Novos processadores ganharão um redesenho para evitar a falha Spectre

Um recurso do processador que identifica quais serão as próximas instruções de um programa em execução é explorado com a vulnerabilidade. A Spectre consegue espionar o trabalho da CPU de forma especulativa através de um código malicioso. Neste processamento, podem existir atitudes triviais, como fechar uma janela inofensiva, até tarefas bem mais sérias, como as suas senhas e credenciais bancárias.

Modificações

Com as correções nos novos produtos da Intel, a empresa tentar impedir qie os malwares consigam explorar camadas de processamento especulativo para obter informações sensíveis de usuários. A companhia também informou que as atualizações de microcódigo e pacotes de reparação já está disponível, para todos os processadores anunciados nos últimos cinco anos.