A fabricante Intel segue ampliando a sua linha de modens sem fio com o intuito de acelerar a adoção da nova tecnologia de internet movél. A Intel criou a sua primeira família de dispositivos multimodais 5G, a série Intel XMM 8000 e o modem LTE Intel XMM 7660.

Além disso,a  companhia ressaltou que o modelo divulgado na Mobile World Congress 2017, o LTE Intel XMM 7560 conseguiu atingir velocidades de gigabits em alguns testes.

O vice-presidente e gerente geral do Grupo de Dispositivos e Comunicação da Intel, o analista Dr. Cormac Conroy, disse "A Intel está empenhada em oferecer a melhor tecnologia de modems e se certificar de que a transição para o 5G está chegando. Nossos investimentos em um portfólio completo de produtos e tecnologias de modem são fundamentais para desenvolver uma conectividade 5G perfeita".

Sendo assim, a nova tecnologia 5G além de dispositivos compatíveis, requer uma rede virtualizada e pronta para a nuvem.  O Intel XMM 8000 da família de modems 5G  opera nos espectros sub-6 GHz e ondas milimétricas, vai permitir a criação de uma variedade de dispositivos de conexão com redes 5G, como computadores pessoais, equipamentos sem fio fixos para consumidores e automóveis, além de telefones.

Já o Intel XMM 8060 é o primeiro modem 5G da Intel capaz de oferecer compatibilidade multimodal para NRs 5G autônomas e não autônomas, bem como vários modos 2G, 3G (incluindo CDMA) e 4G legados. Deve chegar ao mercado em 2019, o Intel XMM 8060 vai acelerar a implantação desses dispositivos antes das redes 5G estarem disponíveis, em 2020.

Intel anuncia a transição para o 5G
Intel anuncia a transição para o 5G

O Intel XMM 7660 é o mais recente modem LTE da Intel que oferece recursos Cat-19 e velocidade de até 1,6 gigabit por segundo. O modem LTE possui múltiplas entradas e saídas avançadas (MIMO), agregação de operadoras e uma ampla gama de compatibilidades de banda. Deverá estar presente em dispositivos em 2019.

A vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Plataformas de Rede da Intel, Sandra Rivera, explicou "Podemos comparar as redes sem fio de hoje a uma estrada na qual a informação trafega em pista única; amanhã, será necessário ter uma rodovia de várias pistas para que os dados se movam em velocidades altíssimas nas redes 5G. Nossos avanços mostram como a Intel está trabalhando em velocidades de gigabits para ajudar a indústria a criar essa rodovia e se beneficiar com a rapidez, a capacidade e a baixa latência prometidas pelo 5G."

A tecnologia 5G está chegando, recentemente a Huawei lançou a primeira antena 5G.